A poesia, a história, as artes plásticas e a arquitetura foram também muito importantes na cultura grega. A religião politeísta grega tinha uma forte marca humanista. Os deuses possuíam, ao mesmo tempo, características humanas e divinas. Os heróis gregos (semideuses) eram os filhos de deuses com mortais.
A principal característica do Classicismo está na imitação dos modelos clássicos greco-romanos. Assim, a busca pela perfeição, pelo equilíbrio, a pureza das formas e o rigor estético são as principais tendências desse movimento. São modelos para o Classicismo: Platão, Homero e Virgílio. ...
Foi durante este período que ocorreram as Guerras Médicas, a Guerra do Peloponeso, a ascensão da Macedônia. Foi também neste período que floresceu a democracia ateniense, marcando a organização social e política do mundo ocidental.
O Período Clássico Grego, que se desenvolveu entre os séculos V e IV a.C., é visivelmente marcado por uma série de invasões e conflitos que transformaram a Hélade em um cenário de guerra acalorado. Entretanto, mesmo com tais confrontos, muitos compreendem esse como sendo o apogeu da própria civilização grega.
Arte na Grécia antiga (3) - Período clássico (490-80 a.C. a 330-20 a.C.) Proporções do "Doríforo", de Policleto (século 5 a.C.) É nesse momento em que as esculturas chegam ao ápice do naturalismo. Alguns escultores passam a ser reconhecidos pelo seu trabalho e assinam suas obras, como Fídias e Policleto.
O período clássico da geografia remete a Grécia antiga e a estrutura do pensamento, porém, séculos mais tarde, as grandes navegações foram cruciais para essa concepção pois o descobrimento de novos territórios passaria a ser demarcado nesses mapas.
A Filosofia Clássica é o período em que se iniciou o pensamento filosófico, e manteve-se ativa entre os séculos VII a.C e VI d.C. Podemos ainda, dividir este período entre os períodos Pré-Socrático, Clássico e Pós-Socrático, exatamente pelo trabalho do maior filósofo desta época: Sócrates.
Conheça 6 dos filósofos mais importantes da história
A divisão trata mais do estilo de fazer filosofia e da relevância dos três autores que compõe o período clássico, Sócrates, Platão e Aristóteles. ... Platão utilizava-se de longas alegorias para explicar suas posições, levando o interlocutor até a conclusão. A mais famosa destas alegorias é o Mito da Caverna.
A grande importância de Parmênides está na forma de pensamento que ele desenvolveu baseado nessa linha de raciocínio dessa frase acima. O filósofo inventou a metafísica baseada na lógica, e não a lógica em si, como muitos afirmaram. Para ele, a ciência é produto da razão e nos conduz à verdade sobre o ser.
Os três filósofos gregos mais importantes do período clássico da Filosofia foram Sócrates, Platão e Aristóteles. Até o surgimento deles, os filósofos pré-socráticos (ou cosmológicos) preocupam-se basicamente com a origem do mundo e as causas das transformações da natureza.
Filosofia clássica, em seu sentido estrito, refere-se à filosofia antiga, particularmente à tradição ocidental baseada na filosofia grega antiga. ... A divisão trata mais do estilo de fazer filosofia e da relevância dos três autores que compõe o período clássico, Sócrates, Platão e Aristóteles.
Filosofia clássica
Resposta. Explicação: Os filósofos pré socráticos estudavam a ontologia. ... Resposta: A filosofia ocidental passou a ser antropológica, principalmente por conta de seu criador, Sócrates, que acabou influenciando diversos outros pensadores a estudar o auto conhecimento e o senso crítico.
As preocupações da filosofia no período Helenista, entretanto, mudam de curso. Deixa de estar centrada no homem social, político e na compreensão da natureza. Ou seja, a preocupação deixa de ser em relação a "explicação dos mistérios do universo"(MONDIN, p. 1982, p.
Os sofistas podem ser considerados os primeiros filósofos do período socrático e ocupavam-se da arte da persuasão. ... Mestres na arte da oratória e da argumentação, preocupavam-se em ensinar técnicas para que o cidadão fosse capaz de defender seus pensamentos e fazer com que suas opiniões fossem aceitas perante os outros.
A principal diferença temática entre os pré-socráticos e os filósofos do período clássico é que os pré-socráticos buscavam, geralmente, estabelecer os elementos de uma cosmogonia e os clássicos não.
A principal diferença temática entre os pré-socráticos e os filósofos do período clássico é que os pré-socráticos buscavam, geralmente, estabelecer os elementos de uma cosmogonia e os clássicos não.
No período clássico os filósofos dedicavam-se a discussões sobre ética, política, estética e o desenvolvimento da racionalidade que se aproxima da ciência. Na filosofia antiga, na Grécia, o período cosmológico é marcado por pensadores que buscavam explicar as origens do universo e das coisas, como os pré socráticos.
Sócrates diz nada saber e, colocando-se no nível de seu interlocutor, dirige uma aventura dialética em busca da verdade, que está no interior de cada um. O sofista faz retórica (discurso de forma primorosa, porém vazio de conteúdo). Sócrates faz dialética (bons argumentos).
Sócrates se opunha aos sofistas por defender que existia uma Verdade e que ela poderia ser conhecida, assim como "divulgada", e por meio desta Verdade se fundaria uma sociedade mais justa, enquanto que os sofistas defendiam que a Verdade, se existisse, jamais seria conhecível, e se fosse conhecível jamais poderia ser ...