O alimento, ao chegar à boca, já inicia o processo de digestão. Primeiramente, ele é quebrado pelos dentes e começa a ser misturado, com a ajuda da língua, à saliva, que provoca sua umidificação. A saliva possui uma enzima chamada de amilase salivar, muco, sais e outras substâncias.
Resposta: Dentro da boca, os alimentos são triturados pelos dentes, umedecidos pela saliva e misturados pela língua, formando o bolo alimentar. A saliva é produzida pelas glândulas salivares e contém algumas enzimas. A língua empurra o bolo alimentar, que passam pela faringe e caem no esôfago.
Mas não é apenas no processo digestivo que a mastigação auxilia. Quando se mastiga bem os alimentos a sensação de saciedade é maior e mais rápida, ou seja, a pessoa se sente saciada com uma menor quantidade de alimentos e isso ajuda no controle da quantidade ingerida.
A mastigação é uma aliada do processo digestivo e promove a quebra dos alimentos em partículas menores, enquanto a saliva umedece a comida e inicia a digestão do amido, o que acelera e torna o processo mais saudável.
Os órgãos do sistema digestório são responsáveis por garantir a ingestão do alimento, sua digestão, absorção dos nutrientes e a eliminação do que não é necessário para o corpo.
Ela contribui para a mistura dos alimentos com a saliva, mantém o alimento junto aos dentes, empurra o alimento para a faringe, limpa os dentes e é o órgão importante da fala.
O esôfago tem como função o transporte de alimentos sólidos, pastosos e líquidos (já parcialmente digeridos pela boca), para o estômago.
Na lâmina própria da região próxima do estômago, existem as glândulas esofágicas da cárdia. Já na submucosa, estão as glândulas esofágicas, as quais liberam um muco que possui a importante função de proteger a mucosa e facilitar o transporte do alimento em direção ao estômago.