Nas sociedades tribais, o trabalho é uma simples divisão de tarefas que é feita por sexo e idade, que dura cerca de três horas por dia e está profundamente relacionada com o ritos e cultos da tribo. A importância do trabalho para a tribo está profundamente relacionada ao sentido de unidade e relação com a natureza.
no caso podemos afirmar que o trabalho é tido como a melhor forma de dar dignidade as pessoas. isso porque o trabalho possibilita que as pessoas tenham renda e assim possam adquiri bens e bens e serviços que são necessários para a sua sobrevivência.
Na antiguidade, o trabalho era executado somente por servos, pois era considerado indigno de homens livres, aos quais estavam destinadas as atividades intelectuais e de desfrute dos prazeres materiais. ... Na antiguidade, aos filósofos e homens livres cabia o exercício intelectual.
Na Antiguidade, não existia a noção de emprego. A relação trabalhista que existia entre as pessoas era a relação escravizador-escravo. ... Nessa época, todo o trabalho era feito por escravos. Havia artesãos, mas estes não tinham patrões definidos, tinham clientes que pagavam por seus serviços.
O trabalho na Antiguidade Greco-Romana era hierarquizado. O trabalho braçal era visto como degradante e destinado aos povos dominados e considerados inferiores. Na sociedade gregra ao cidadão era proibido o trabalho braçal, já que ele deveria ter o tempo livre para se dedicar à reflexão e ao exercício da cidadania.