As características do pré-modernismo evocam o nacionalismo e o regionalismo por meio do espírito de renovação artística que se desenvolvia na época. Trata-se de um movimento literário de transição entre o simbolismo e o modernismo que ocorreu no Brasil no início do século XX.
279.
Lista de prefeitos de Euclides da Cunha (Bahia)
Em 19 de setembro de 1933, o território foi emancipado, elevado novamente à categoria de município, constituído de dois distritos: Cumbe (a sede) e Canudos; e, por iniciativa do escritor José Aras, como homenagem ao escritor de "Os Sertões", a cidade passou a ser chamada de Euclides da Cunha, porém, este feito só foi ...
Cantagalo, Rio de Janeiro, Brasil
Cantagalo, Rio de Janeiro, Brasil
Euclides da Cunha teve formação técnica na área de engenharia, fato que o levou a travar contato com grandes obras de filosofia positivista e cientificista, como boa parte da intelectualidade brasileira daquela época travou. O cientificismo deu tons decisivos na compreensão que Euclides da Cunha teve de seu país.
Além de renomado escritor das áreas do jornalismo e da literatura, Euclides da Cunha foi um analista das práticas sociais, como a que fez em seu livro Os Sertões a respeito do sertão, do sertanejo e do conflito ocorrido no Arraial de Belo Monte, mais conhecido como Guerra de Canudos.
Ele é importante pois relata fatos da literatura de cordel que é parte da própria literatura,é a cultura do sertão,por isso que ele é importante na literatura brasileira.
O estilo de linguagem também é outra característica bastante peculiar, denominado por outros escritores como sendo um “Barroco Científico”. Para conseguir mair realismo à descrição e análise do conflito em Canudos, Euclides dividiu sua obra em três partes: A Terra, O Homem e A Luta.
Com a obra, Euclides da Cunha pretendia não apenas contar o que presenciara no sertão, mas munido das teorias científicas vigentes – determinismo, positivismo e conhecimentos de sociologia e geografia natural e humana. – pretendia também compreender e explicar o fenômeno cientificamente.
Euclides da Cunha em Canudos Euclides foi enviado à frente de batalha como correspondente de O Estado de S. Paulo, para escrever uma série de reportagens e preparar um livro sobre a guerra. Participou, de agosto a outubro de 1897, da quarta e última expedição.
Podemos afirmar que Euclides da Cunha caracteriza o homem sertanejo como resistente, voltado aos valores familiares e que luta contra a própria natureza e a escassez para garantir o sustento e sobrevivência de sua família. ... É dessa forma que Euclides da Cunha caracteriza o homem sertanejo .