Você conhece as principais partes do olho humano?
Os olhos apresentam forma de uma esfera com 24 mm de diâmetro, 75 mm de circunferência, 6,5 cm3 de volume e peso de 7,5 g. Eles estão protegidos em cavidades ósseas no crânio chamadas órbitas e pelas pálpebras. Assim, eles ficam protegidos de lesões e as pálpebras impedem a entrada de sujeiras.
Bulbo do olho É uma estrutura esférica, que se localiza na cavidade orbitária. Para compor o bulbo do olho, temos três túnicas: a túnica fibrosa, a túnica vascular e a túnica interna. Veremos cada uma dessas túnicas, pois elas contêm os elementos do bulbo do olho, elementos esses que nos permitem ter a visão.
Isso acontece porque a região logo abaixo dos olhos, chamada de pálpebra inferior, é onde fica a pele mais fina do corpo humano e, com a pele mais clara, essa região fica quase transparente, deixando visíveis os vasos sanguíneos.
Do que nosso olho é composto?
Xantelasma é um pequeno depósito de gordura e colesterol que ocorre logo abaixo da superfície da pele, especialmente ao redor dos olhos. É relativamente comum e afeta principalmente adultos. Frequentemente, xantelasmas são associados a níveis elevados de colesterol no sangue, sem ser contagiosos.
As causas para o aparecimento do calázio são todas as que impedem a drenagem da gordura das glândulas de Meibomio. Se a glândula fica bloqueada, então o fluido não pode ser libertado e produz um "inchaço" cheio de fluido (quisto) formando o calázio.
A maioria dos calázios curam sozinhos, desaparecendo sem tratamento em cerca de 2 a 8 semanas. No entanto, se forem aplicadas compressas quentes 2 a 3 vezes ao dia durante cerca de 5 a 10 minutos, o calázio pode desaparecer mais rapidamente. Mas, é importante lavar sempre bem as mãos antes de tocar na região ocular.
Após 1 ou 2 dias, um calázio é localizado no corpo da pálpebra. Normalmente, um nódulo indolor ou pequeno se desenvolve. Um calázio geralmente drena através da superfície interior da pálpebra ou é absorvido espontaneamente ao longo de 2 a 8 semanas; raramente persiste por mais tempo.
Em média o granuloma “estoura” sozinho em até 5 dias, liberando o pus da região e resolvendo o problema. Calázio, diferente do hordéolo, é uma inflamação que ocasiona o entupimento das glândulas sebáceas e assim o desenvolvimento do cisto ou nódulo cheio de líquido.
O tratamento para o calázio consiste em compressas de água morna e até intervenção médica para desobstrução da glândula. Não é recomendado espremer o calázio em nenhuma hipótese. É muito importante que o paciente procure um médico especialista.
Não se deve furar o calázio. Há risco de infecção, fístula e outras complicações. Consulte seu médico de confiança para saber qual melhor tratamento para seu caso.
Usei o colirio Maxiflox de 3x dia por 10 dias. Depois so compressas mornas 4 x dia. Segundo o medico, ha chance de drenagem da capsula .
O calázio é provocado pela inflamação da glândula de Meibômio, também localizada na pálpebra. Diferentemente do terçol, o calázio não é produzido por bactérias. O aparecimento frequente de calázios pode ser indicativo de algum defeito de refração* do olho e deve ser avaliado por um médico oftalmologista.
O que fazer para tratar o terçol
Nem todos os terçóis ou cistos que surgem nos olhos são iguais e, por isso, para cada um há um tratamento. Os mais comuns são o hordéolo, o calázio, o cisto de Moll e a ceratose seborreica. O tratamento pode variar de compressas de água morna, para aliviar a dor e a inflamação, até microcirurgias.
Sendo assim, ao manter-se aquecida, ela ameniza a dor e ajuda evoluir no processo de cura. O terçol não é contagioso e, normalmente, dura entre 15 e 20 dias.
Terçol: Também é considerada uma doença contagiosa. Conjuntivite e terçol, no geral, podem dar atestado ao funcionário. Mesmo quando a doença já saiu da fase de contaminação, pode ocorrer do problema prejudicar a visão do funcionário, exigindo mais alguns dias de descanso antes do retorno ao trabalho.
O sol não faz mal para quem está com terçol. O que acontece é que os olhos ficam mais sensíveis à luz e isso pode gerar um desconforto maior. Para evitar que isso aconteça, uma saída é o paciente usar óculos escuros para se proteger e seguir as instruções do oftalmologista.
A crença popular de esquentar a aliança e colocar no terçol segue o mesmo princípio. "Ao esquentar o metal e colocá-lo na região, você faz uma compressa com uma temperatura quente", diz.
Não utilize cosméticos na pálpebra durante o tratamento de terçol, evite a maquiagem e deixe de usar lentes de contato no olho afetado.
Aquela dorzinha chata, pálpebra inchada, olho lacrimejante. Pode até parecer com outros problemas nos olhos, mas o terçol não é contagioso. Terçol é uma inflamação que surge nos olhos por causa de uma bactéria e, como as bactérias já estão presentes no nosso organismo, não passa de uma pessoa para outra.
Em geral, o terçol drena e desaparece espontaneamente. Processos inflamatórios crônicos, oleosidade excessiva da pele e uso crônico de lentes de contato podem ser alguns dos fatores responsáveis pelo aparecimento do terçol. É contagioso? O terçol não é contagioso e, normalmente, dura entre 15 e 20 dias.
A maioria das pomadas para terçol contém terramicina e prednisona em sua composição, substâncias que ajudam a eliminar a infecção ocular do organismo. Também é comum o médico receitar pomadas utilizadas no tratamento da conjuntivite, como moxifloxacino ou bacitracina de zinco.
Produção excessiva de secreção nas glândulas é uma das causas do terçol. Ele aparece quando há excesso de oleosidade na base dos cílios. Por isso, homens e mulheres com pele oleosa e os adolescentes com desregulação de hormônios são mais propícios de terem a inflamação da glândula e, consequentemente, o terçol.
Ele também recomenda a alternância de compressas mornas e geladas para diminuir o inchaço e a vermelhidão do rosto ou da região do olho atingido. Quando o terçol não drena dentro de uma ou duas semanas é preciso intervenção cirúrgica.
Para fazer as compressas mornas, basta mergulhar uma gaze esterilizada em água morna, verificando antes a temperatura da água com o pulso, para não queimar a pele ou o olho. A seguir, deve-se colocar a gaze em cima do terçol durante 5 minutos e repetir 2 a 3 vezes durante o dia, sempre com uma água nova.