Processos de gerenciamento dos riscos
O “What-If” é uma técnica de análise geral, qualitativa, seu uso é simples e serve para a identificação de riscos em uma primeira abordagem. A técnica pode ser aplicada em diferentes fases, sendo estas: fase de processo, projeto ou pré-operacional, podendo ser aplicada a outras empresas além das de processo.
A identificação dos riscos envolve em determinar quais os riscos podem afetar o projeto e documentar suas características. ... A identificação do risco é um processo interativo. A primeira interação pode ser realizada por uma parte da equipe do projeto ou pelo time de grência do risco.
Refere-se ao mapeamento dos riscos individuais e gerais do projeto, bem como suas características. O principal benefício desse mapeamento é trazer informações para que o gerente de projetos e sua equipe consigam responder de forma adequada a esses riscos, independentemente se eles forem ameaças ou oportunidades.
Realizar a análise quantitativa dos riscos tem como objetivo efetuar a análise numérica do efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto. Por envolver alta complexidade, é realizada somente nos riscos priorizados pela análise qualitativa.
O Plano de Gerenciamento de Risco (PGR) ou Programa de Gerenciamento de Risco é um documento técnico composto por um diagnóstico da situação da empresa em relação aos riscos e medidas para evitá-los ou minimizá-los, com o cronograma de adequação.