Quais So Os Recursos Minerais Energticos?

Quais so os recursos minerais energticos

Os recursos minerais energéticos são materiais naturais que, após lavrados, podem ser utilizados para a obtenção de energia para diversas finalidades. Dentre as muitas possibilidades de utilização destes recursos, merece destaque a geração de energia elétrica, uma vez que são responsáveis por quase 77% da energia elétrica gerada no mundo atualmente (Figura 1).

Figura 12. A) Evolução da produção mundial de carvão mineral entre 1970 e 2016, com a composição dos principais países produtores em 2016 (Dados: IEA 2017a). B) Evolução da produção brasileira de carvão mineral entre 2005 e 2016, com a composição dos principais estados produtores em 2016 (Dados dos relatórios de Balanço Energético Nacional entre 2007 – 2017, EPE 2007, 2010, 2014, 2017).

Recursos minerais e os problemas ambientais

Os recursos minerais são recursos naturais inorgânicos encontrados em rochas na crosta terrestre. Eles são considerados recursos quando há grandes concentrações de minério para extração e utilização como matéria-prima. Assim, eles apresentam valor econômico para a sociedade e indústria.

O carvão mineral é um combustível fóssil muito abundante na Terra. Sua utilização, para fins de aquecimento doméstico, iluminação e preparação de alimentos, remonta aos primórdios da civilização, com registros de uso na Gália, na Grã-Bretanha e na China desde muito antes do século I A.C. (Gomes et al. 2003).

2.2. Aspectos econômicos do Carvão Mineral

2.2. Aspectos econômicos do Carvão Mineral

Portanto, um mineral energético é um corpo de material do qual uma ou mais substâncias valiosas podem ser extraídas economicamente. Um depósito mineral consiste em minerais que contêm essa substância valiosa.

Segundo a World Nuclear Association (Associação Nuclear Mundial), no ano de 2015 as reservas conhecidas de urânio no mundo situavam-se em 5.718.400 toneladas, concentradas principalmente na Austrália (29%), Cazaquistão (13%), Canadá (9%), Rússia (9%) e África do Sul (6%).

Isso significa que um depósito econômico de alumínio deve conter entre 3 e 4 vezes a abundância da crosta terrestre média, ou seja, entre 24 e 32% de alumínio, para ser econômico.

Exercícios resolvidos sobre recursos minerais

As principais jazidas de urânio do mundo estão localizadas no Cazaquistão, na Austrália e no Canadá, locais onde também se situam as maiores minas de urânio. De acordo com o World Nuclear Association (Associação Nuclear Mundial), as duas maiores minas atualmente em atividade são as minas de McArthur River, no Canadá, e de Tortkuduk & Moinkum, no Cazaquistão, que em 2014 produziram 7356 e 4322 toneladas de urânio, respectivamente (o que corresponde a 21% da produção mundial naquele ano). É importante mencionar que, em algumas situações, o urânio pode ser obtido como subproduto em minas de outros recursos minerais. É o caso, por exemplo, da mina Olympic Dam, na Austrália, que é uma das mais importantes minas de cobre do mundo, mas também produz urânio em grandes quantidades, além de ouro e prata.

Figura 5. A) Uma turfeira, ambiente alagadiço onde está ocorrendo acumulação de matéria orgânica (notar a cor preta do solo). Serra do Espinhaço, Diamantina (MG), Campus JK/UFVJM (UTM23S, 652.170E, 7.986.530N, WGS84). B) Amostra de antracito, proveniente de Criciúma (SC). Fotos do autor.

A degradação da paisagem, poluição visual e sonora e desastres ambientais, como o rompimento de barragens de rejeitos minerais no estado de Minas Gerais, são exemplos de impactos nas áreas diretamente afetadas. Outros exemplos são os conflitos por terra e uso do solo com habitantes da região, principalmente em terras indígenas. 

De estudante para estudante

De estudante para estudante

O urânio é um elemento relativamente abundante na Terra, ocorrendo em pequenas concentrações em quase todos os tipos de rocha. No entanto, em alguns minerais o urânio é encontrado em maior concentração, e as rochas ricas nestes minerais são utilizadas como minério deste elemento. A uraninita (UO2) é um óxido de urânio e é o principal mineral de minério deste elemento (Figura 13A), apresenta cor cinza escura ou preta, brilho submetálico e pode formar belos cristais. Devido ao decaimento radioativo do urânio, pode conter proporções diversas de chumbo, bem como traços de hélio. A carnotita (K2(UO2)2(VO4)2·3H2O), outro importante mineral de urânio, é um vanadato de potássio e urânio, também usado como minério secundário de vanádio. Apresenta coloração amarela intensa e ocorre principalmente com hábito terroso, sem cristais visíveis. Entretanto, quando bem formada, pode apresentar-se na forma de belos cristais micáceos (Figura 12B).

Figura 3. Principais ocorrências de carvão mineral e urânio no estado de Minas Gerais. A numeração se refere aos itens da Tabela 1. Mapa geológico modificado de Pinto & Silva 2014.

Características dos minerais energéticos

Por exemplo: a concentração de cobre nos depósitos mostrou mudanças ao longo da história. De 1880 a 1960, o teor de minério de cobre apresentou uma diminuição constante de cerca de 3% para menos de 1%, principalmente devido ao aumento da eficiência da mineração.

Em 1982, foi inaugurada a primeira mina de urânio do Brasil: a mina de Osamu Utsumi, a sul da cidade de Poços de Caldas (Figura 17A), onde a mineralização de urânio se dá em veios contendo uraninita, pirita, zirconita, fluorita e jordisita (Pires 2013). As atividades na mina, desenvolvidas pela INB – Indústrias Nucleares Brasileiras, duraram até 1995, quando o depósito foi considerado inviável economicamente. Na mesma instalação, foi construída uma unidade de tratamento de minérios e o Laboratório Ambiental de Análises Químicas e Radiológicas, que atua até hoje no monitoramento ambiental da área afetada pelas atividades de mineração (Figura 17B).

Recursos minerais no mundo

As primeiras jazidas de carvão mineral no Brasil foram descobertas entre o final do século XVIII e início do século XIX nos atuais estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e foram lavradas, à época, para produzir gás e energia elétrica para Porto Alegre. No século XX, a pesquisa e produção de carvão no Brasil foram muito intensificadas, a princípio em decorrência das duas grandes guerras mundiais. Em 1960, após um grande estudo de geração de energia em larga escala, o Brasil inaugurou a usina termelétrica de Candiota (RS), com capacidade de geração de 20 MW (Gomes et al. 2003).

O alumínio é o terceiro mineral mais abundante na crosta terrestre. É produzido nos recursos minerais mais comuns da casca, portanto são geralmente os mais procurados. O que explica por que a reciclagem de latas de alumínio é rentável, uma vez que o alumínio nas latas não precisa ser separado de oxigênio ou silício.

Quais são os recursos energéticos fósseis?

Os recursos energéticos fósseis são matéria-prima para a fabricação de diversos produtos. ... Os recursos energéticos fósseis possuem outros usos, pois são agregados na produção de inúmeros produtos. Os principais são: petróleo e carvão.

EM QUE porção do Brasil há maior concentração de recursos minerais energéticos?

É o sudeste brasileiro que se destaca com 61,6% da capacidade total de refino no Brasil. Outro que se destaca é o gás natural entre as principais fontes de energia. Em 1999 apresentou 6% da produção de energia no Brasil. É de grande importância por ser mais barato e menos poluente que o petróleo.

Quais os recursos minerais e energéticos do Brasil é onde se localizam no território?

Destaque para minerais metálicos, como o ferro, o manganês e a bauxita (minério de alumínio). ... Esses minerais são a base da indústria mineradora brasileira, principalmente o minério de ferro. Em menor escala, porém não menos importante, tem-se também o ouro, o cobre e o nióbio.

Qual é o mineral energético mais usado?

Carvão mineral