As lentes divergentes são utilizadas para corrigir a visão de quem possui miopia. Isso porque esse distúrbio visual faz com que a imagem seja focalizada antes da retina, por isso, quem o tem não consegue enxergar nada que esteja longe, mas o que está perto é visto com nitidez.
Resposta: Para a correção da miopia recorre-se a uma lente divergente. ... Isso permitirá a formação da imagem a uma distância da vértice maior do que sem a lente divergente. Permite, assim, corrigir a anomalia.
A hipermetropia é um defeito oposto à miopia, ou seja, aqui existe uma diminuição do globo ocular. Nesse caso a imagem de objetos próximos é formada além da retina, fazendo aquelas imagens não sejam formadas com nitidez. A correção desse defeito é possível através da utilização de uma lente convergente.
Para corrigir a miopia, as lentes de contato são mais finas no centro que nas bordas. Essas lentes são chamadas minus ou côncavas. Elas espalham a luz fora do centro da lente e move o ponto focal da luz para frente, para que a luz atinja a retina.
As melhores lentes para miopia e astigmatismo são: Lente CR-39 ou Orma® Lentes de policarbonato. Lentes 1.
lente tórica
A radiação ultravioleta é outro fator que pode prejudicar a saúde dos olhos porque pode causar problemas como inchaços, inflamações e até mesmo a catarata. Como o sol é a principal fonte dessa radiação, a dispensa de óculos com lentes protetoras contra esses raios expõe os olhos a essa radiação.
Forçar a vista é como fazer exercícios físicos exageradamente. Eventualmente os músculos vão reclamar do excesso. O mesmo acontece com os olhos. Depois de horas prolongadas de esforço, os olhos podem começar a arder ou até mesmo a doer.
Cuidados Essenciais para Proteger os Olhos
Fique atento aos sinais do seu corpo, porque alguns problemas de visão podem causar tontura. Por exemplo, algumas pessoas com problemas de refração ou presbiopia sentem tontura. Ou seja, pessoas que tem problemas de visão associados à miopia, astigmatismo ou hipermetropia podem ter esse sintoma.
Não existe nenhuma evidência que utilizar celular ou televisão no escuro aumente a miopia. Entretanto, a leitura próxima ( menor que 30 -50 cm) contínua, sem pausas pode aumentar a miopia. O ceratocone pode aumentar com o ato de coçar, esfregar ou apertar os olhos, não com o esforço visual.
Usar filtros de luz azul Assim, simples ajustes podem diminuir a luz azul que tanto atrapalha. Isso não significa que a radiação impactará menos na sua acuidade visual, nem que não serão ocorridos problemas mais tarde, mas pode, pelo menos, te garantir noites de sono melhores.
“O efeito da radiação por fototoxicidade vai se acumulando nas células da retina, e isso causa a degeneração da mácula, área nobre da visão”, afirma. Os primeiros sintomas de problemas relacionados a este tipo de luminosidade não se manifestam de imediato.