Portanto, para calculá-lo, basta dividir a altura e a base por dois. O centro de massa da circunferência fica exatamente em seu centro porque o eixo de simetria do círculo é uma reta que vai de uma de suas extremidades à outra, passando exatamente pelo seu centro.
Volume é a quantidade de espaço ocupado por um objeto. ... Calcular o volume de objetos regulares pode ser feito com uma fórmula simples determinada pela forma de cada um. Algumas das unidades mais comuns usadas para se expressar volume são os centímetros cúbicos (cm3) e os metros cúbicos (m3).
Para calcular o volume basta multiplicar o comprimento, pela largura e pela altura. "Já fizemos as contas e dá aproximadamente 196 metros cúbicos, ou seja, 196 mil litros de água pra servir as duas torres.
Determinação do volume de um sólido
Resposta. A) Se antes tinhamos 80ml de água na proveta e depois de termos colocado o parafuso temos 100ml, o volume do parafuso é esta diferença, ou seja, 100ml-80ml=20ml ou 20cm³.
Veio do fato de um hemisfério ser metade de uma esfera, sendo assim, para encontrar o volume dele é só calcular o volume de uma esfera e dividir por 2.
Caso tenha uma esfera com um diâmetro de 16 cm, encontre o raio dividindo 16/2, chegando ao resultado final de 8 cm. Se o diâmetro for 42 cm, o raio vai ser 21 cm. Caso tenha uma esfera com uma circunferência de 20 m, encontre o raio dividindo 20/2π, chegando ao resultado final de 3,183 m.
O raio r e o comprimento c de uma circunferência relacionam-se por c = 2πr (lê-se: comprimento é igual a dois pi raio).
Sendo assim, a fórmula é r = D/2. Essa fórmula é idêntica ao método usando para calcular o raio de um círculo usando seu diâmetro. Caso tenha uma esfera com um diâmetro de 16 cm, encontre o raio dividindo 16/2, chegando ao resultado final de 8 cm. Se o diâmetro for 42 cm, o raio vai ser 21 cm.
O raio terrestre é a distância entre o centro da Terra e sua superfície. Devido ao fato de que a Terra não é uma esfera perfeita, não há um único valor que sirva como seu raio natural.
6.
Além de ser o segundo planeta do Sistema Solar a partir do Sol, Vênus é o segundo objeto mais brilhante no céu noturno depois da Lua, e em dias bem claros também é possível vê-lo a olho nu.
A razão por que Vénus tem um albedo tão alto (é tão brilhante) é que este planeta se encontra coberto por uma espessa e densa camada quase uniforme de nuvens, compostas predominantemente por ácido sulfúrico e dióxido de carbono, que reflectem a luz solar (Figura 1).
Dalva: Significa "da manhã", "da aurora" ou "branca". ... Dalva também é o nome de uma estrela, a Estrela D'Alva. Na realidade, a Estrela D'Alva, ou também conhecida como Estrela da Tarde, é nada mais do que o planeta Vênus, quando atinge o seu brilho mais intenso (poucas horas antes do pôr-do-sol).