O óleo e a água não se misturam. Isso porque as interações entre as moléculas - unidades que constituem as substâncias - que formam cada um dos dois líquidos são mais fortes do que a interação que haveria na mistura. Por isso, a mistura não ocorre.
2 materiais que não dissolvem na agua
Como a grande maioria sabe, ao colocarmos óleo na água, eles não se misturam. Formam-se duas fases, sendo que o óleo fica na parte de cima, por ser menos denso que a água. ... Mas, na verdade, não é bem assim, porque as moléculas de óleo se atraem mais com as de água do que com as suas próprias moléculas.
As moléculas de água são polares e as moléculas do azeite, apolares. Logo, elas não se atraem. O correto a dizer, na verdade, é que o azeite não se dissolve em água, já que as duas substâncias formam uma mistura heterogênea.
O sal e o açúcar são substâncias que se dissolvem na água, já o óleo não. Essa propriedade de dissolução em água chama-se solubilidade. Já o fato de o copo descartável não ser atraído pelo ímã e o prego sim deve-se à propriedade magnética de alguns materiais.
Ao encher um copo de água e colocar óleo, eles não se misturam, e é possível distinguir claramente uma camada da outra. Formam-se duas fases, sendo que o óleo fica na parte de cima, já que é menos denso que a água.
Os nutrientes do óleo de cozinha, que tradicionalmente trata-se do Óleo de Soja, começam com vitamina E, as gorduras saturadas, gorduras monoinsaturadas e as polinsaturadas, juntamente com ômega 6.
Entendendo melhor a função de cada um dos nutrientes
Alimentos Reguladores são aqueles que, como o próprio nome sugere, regulam e controlam as funções do organismo, mantendo o seu bom funcionamento. Este grupo possui alimentos ricos em vitaminas, minerais, fibras e água, atuando no sistema imunológico e facilitando a digestão entre outros inúmeros benefícios.
Os alimentos construtores são ricos em proteína, como: