Excelente meio de comunicação, até hoje! O rádio pode fornecer dados constantes, comunicados 24 horas por dia para fornecer as atualizações mais recentes aos membros do público, seja em casa ou no trabalho. As estações podem cruzar as franjas e se transformar em uma fonte de dados onde notícias sólidas são raras.
O rádio precisa da união de todos os setores da sociedade para que cada cidadão possa acreditar na sua importância de forma mais acentuada e mais forte em todos os setores da vida. A mensagem do rádio é forte e precisa de guarida para se fortalecer com o apoio das outras mídias.
o rádio que teve um papel muito importante na época ele era usado como meio de comunicação das elites e só depois da década Cadê 30 no governo de Presidente Getúlio Vargas com o objetivo de atingir toda a população, transformando-se em meio de comunicação de massa, voltada a diversão é entretenimento do povo brasileiro ...
O rádio permitiu que os brasileiros tivessem acesso ao que se produzia no País e, ao mesmo tempo, tornou possível mostrar ao mundo o que se produzia internamente em termos musicais e literários. Grupos musicais, mas, especialmente, as cantoras, tiveram, entre os anos 1930 e 1960, uma popularidade incrível.
Um dos meios de comunicação mais abrangentes e antigos em todo o mundo, o rádio no Brasil sempre foi um meio muito popular. ... Desde a primeira transmissão dessa mídia no Brasil, em 1923, o rádio se manteve dentre as principais fontes de informação, ao lado da TV aberta.
O rádio como meio de comunicação tem uma importância fundamental na vida do cidadão e da comunidade a que ele pertence. Com o avanço tecnológico está em fase de implantação o rádio digital com som mais nítido e sem nenhuma interferência que possa maltratar os ouvidos dos ouvintes. ...
A utilização do rádio uniu a propaganda do regime e o transformou em um instrumento para promover educação e cultura.
Foi uma modernização enorme para a época, fez com que as pessoas tivessem acesso a informação de forma mais rápida e tornou-se também um meio de entretenimento muito bom.
Mas a primeira emissora de rádio, como conhecemos hoje, foi fundada por Roquette-Pinto e Henrique Morize, em 20 de abril de 1923 - a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. ... Independente da data exata, o que se comemora é o início da utilização do rádio como meio de comunicação - a comunicação à distância, sem fio.
A rádio tornava-se um meio de comunicação social. As pessoas podiam ouvir música juntas, assistir a transmissões desportivas ou a programas de comédia. A rádio foi particularmente importante durante a Grande Depressão pois garantia uma forma económica de entretenimento. E o que aconteceu na indústria da música?
As ondas do tipo AM (amplitude modulada) possuem amplitude (altura da onda) variável enquanto se propagam. Já as ondas FM (frequência modulada) propagam-se pelo espaço alterando seu valor de frequência.
É assim que os termos AM e FM se originaram, pois AM significa modulação de amplitude e FM significa modulação de frequência. Modulação é mudança. ... Quando se trata de transmissões de rádio, a radiação eletromagnética (eletricidade no ar) deve ser modulada com a informação desejada para enviar.
“A faixa AM é correspondida entre 500 e 1600 Quilohertz e opera em amplitude modulada. Ela tem uma resposta de freqüência inferior a FM, porém, um alcance maior. Já a FM esta entre 88 e 108 Megahertz. Sua resposta de frequência é maior e seu alcance menor, sendo, portanto, o oposto da AM.
A migração já está ocorrendo há algum tempo e agora ela deve evoluir em uma velocidade maior. Nesta quinta-feira, o presidente da República em exercício, Rodrigo Maia, assinou o decreto que abrirá o prazo de 180 dias para as rádios que ainda operam na faixa AM solicitarem a migração para a FM.
Resposta. Nas ondas AM, o comprimento de onda é grande, alguns metros. São bem refletidas na atmosfera. Entre VHF e UHF, a diferença é a frequencia, onde as VHF usa as frequências de 30 MHz a 300 MHz e UHF de 300 MHz a 3 GHz (3.
O que definirá a clareza e o alcance do sinal são a amplitude e a frequência dessas ondas, ou seja, a força com que elas são emitidas para o ar e a regularidade dos pulsos enviados pela torre emissora.
O amplo alcance da AM faz com que a frequência esteja sujeita a interferências de outras ondas eletromagnéticas, o que diminui a qualidade e nitidez do som, enquanto a FM se mostra mais sólida a esses problemas, ainda que o raio de cobertura seja inferior.
Resposta: Explicação: Por que essas ondas se refletem na ionosfera e retornam à Terra. ... Porém isso só é possível para as rádios que transmitem em ondas cuja frequência esteja abaixo dos 60 KHz.
Dessa forma, as rádios FM operam numa faixa entre 88 a 108 mHz. Já, as rádios AM por sua vez operam numa faixa entre 535 kHz a 1600 kHz. Logo, a rádio FM é a que apresenta a maior frequência.
A vantagem do uso das ondas de rádio para a comunicação deve-se à grande velocidade de propagação, diversas bandas de transmissão disponíveis, baixa perda de intensidade dos sinais entre a fonte emissora e o receptor, e difração para obstáculos de diversos tamanhos, dado que seu comprimento de onda varia de poucos ...
1017 nm, apresentam baixa energia, e sua recepção e transmissão são feitas por antenas. As ondas de rádio são ondas eletromagnéticas, ou seja, são ondas formadas pela oscilação simultânea de um campo elétrico e de um campo magnético perpendiculares entre si.
As ondas de rádio produzidas artificialmente são geradas mediante a aceleração de cargas elétricas, no interior de antenas transmissoras. Na natureza, as ondas de rádio são geradas durante descargas atmosféricas e também por corpos celestes, como o Sol e outras estrelas.
O rádio e a televisão funcionam graças a ondas electromagnéticas. Numa estação de rádio, ou televisão, existem os transmissores e uma antena. A antena é um condutor de corrente eléctrica, cujos electrões executam um movimento vibratório, com determinada frequência.
Embora não possamos vê-las, sabemos que as ondas eletromagnéticas estão presentes no nosso cotidiano. Elas estão nos rádios, TVs, raios X, nos fornos de micro-ondas e principalmente na luz visível (luz do Sol).