Note que o senso comum também não pode ser filosofia, pois ele é composto por um conhecimento não refletido, isto é, livre de um senso crítico. ... Dessa maneira, os filósofos acabam utilizando o termo senso comum para procurar explicar as interpretações que a galera tem sobre a realidade à sua volta.
1) Porque existe um entendimento geral de que a filosofia não trás resultados úteis ? R: Porque as pessoas tendem a duvidar da filosofia Ruanda está consegue provar algo, outra ciência toma a resposta em seu lugar.
a ciência é todo conhecimento adquirido através do estudo ou da pratica, baseado em princípios certos. Já o senso comum é uma conhecimento popular com uma hipótese formada pelo pensamento ou observação de um fato por um individuo sem bases concretas.
O método, pois, se exerce no estabelecimento da consequência teórica desta relação, orientada teoricamente, entre a teoria base e o real a que se refere e para o qual pretende apresentar uma explicação válida. Como resultado deste exercício metódico fica construído o objeto do conhecimento, objeto científico.
A ideia de pensar sociologicamente tem como principal objetivo se afastar do senso comum a fim de realizar uma análise mais minuciosa das relações humanas. Isso evidencia que o discurso sociológico é responsável, baseando-se no método científico. ...
A formação de uma cronologia do tempo e das ações que ocorreram no mundo, realizadas por parte dos relatos históricos, fazem parte da concepção da formação da sociologia enquanto ciência.