Sua ocorrência é predominantemente apical nas células epiteliais, mas podem, eventualmente, ocorrer nas regiões laterais de células polarizadas. As microvilosidades ampliam a superfície da membrana plasmática aumentando sua eficiência para as trocas com a cavidade ou o meio extracelular.
De acordo com o modelo do mosaico fluído, a membrana plasmática é formada por uma bicamada lipídica na qual estão inseridas proteínas. ... A principal função da membrana é garantir o que entra e o que sai da célula. Substâncias podem entrar e sair da célula através da membrana por meio do transporte passivo ou ativo.
A membrana plasmática é composta por lipídios e proteínas. Dizemos que é lipoproteica. Os lipídios são principalmente fosfolipídios e os glicolípidios. A membrana é semipermeável, isto é, ela permite ou impede a entrada e a saída de algumas substâncias.
Os fosfolipídios e as proteínas são considerados os principais componentes moleculares de uma membrana plasmática. Os fosfolipídeos possuem uma estrutura longa e complexa. Eles são lipídeos associados às moléculas de Fosfato. A sua principal função é manter a estrutura da membrana plasmática.