Reservatório é um hospedeiro de outra espécie, que alberga o agente etiológico de determinada doença e o elimina para o meio exterior com capacidade infectante, ou seja, é o animal que aloja algum tipo de parasita sem que esse seja prejudicado, por exemplo, o barbeiro (Doença de Chagas) que aloja em seu organismo o ...
São considerados agentes infecciosos microrganismos responsáveis por causar doenças infecciosas com potencial de transmissão para outros seres vivos, da mesma espécie ou não.
As principais vias envolvidas num processo de contaminação biológica são a via cutânea ou percutânea (com ou sem lesões - por acidente com agulhas e vidraria, na experimentação animal - arranhões e mordidas), a via respiratória (aerossóis), a via conjuntiva e a via oral.
Resposta. Os vírus podem adentrar no corpo pelas áreas vulneráveis, como olhos, boca, nariz, ouvidos, pênis, vagina e anus, algumas áreas são mais comuns que outras, como o nariz e boca por exemplo, são as áreas mais comuns de infecção, devido a constante entrada e saída de substâncias.
dos Agentes Infecciosos ➢ Eliminação pelo leite; ➢ Eliminação pelo sangue.
Uma infecção oportunista é uma infecção causada por micro-organismos que se aproveitam da debilidade das defesas do organismo para causar dano. Infecções oportunistas ocorrem em pessoas com sistemas imunológicos comprometidos, permitindo que tais organismos causem uma infecção generalizada.
São doenças que se aproveitam do estado de debilidade das defesas do organismo para causar dano, que em indivíduos em estado normal, ao contrário, não aconteceriam.
A maioria das infecções humanas são causadas por patógenos oportunistas, ou seja, aqueles que tipicamente compõem a microbiota normal do paciente e passam a gerar processo patológico quando inseridos em sítios desprotegidos (ex: sangue e tecidos), como Escherichia coli e Candida albicans.
A flora de microorganismos dentro e sobre o corpo humano está submetida a constantes mudanças. Fatores como a idade, alimentação,higiene, regulação hormonal podem alterar o balanço desses microorganismos.
A microbiota pode ser composta por três Domínios filogenéticos: Archaea (arqueobactérias), Bacteria e Eucarya (Protozoários e fungos estão incluídos neste grupo).
− É passageira e de fácil remoção; − Os microrganismos que a compõem são viáveis por apenas um curto período; − Estas bactérias são mais fáceis de serem removidas, pois se encontram na superfície da pele, junto à gordura e sujidades.