Animal ameaçado de extinção há muito tempo por causa da destruição do seu habitat, sua sobrevivência se deve aos projetos e unidades de conservação. A principal causa da vulnerabilidade e do risco de extinção do mico-leão-dourado é a fragmentação do seu habitat.
até 15 anos
Callitrichidae
A gestação dura aproximadamente 129 dias e os nascimentos ocorrem de setembro a março. Geralmente nascem 2 filhotes, variando de 1-3 em casos mais raros.
Fêmea: 25 cm
Corresponde à função do ser vivo no ecossistema. Sendo assim, o mico-leão-dourado (Leontopithecusrosalia) se encontra no nicho ecológico da Mata Atlântica, em que vive em grupos de famílias, apresenta uma alimentação baseada em frutos, alguns invertebrados e pequenos invertebrados.
Entende-se por nicho ecológico todo conjunto de características e condições que permite a sobrevivência de uma determinada espécie no ambiente.
No caso do sapo que foram classificados pelas investigações feitas em torno da fauna e da flora como anfíbios, seu nicho ecológico é controlar a população de insetos como por exemplo gafanhotos, besouros, moscas, etc., para que esses organismos não possam dominar um determinado ecossistema.
Os sapos podem ser encontrados em todas as partes do mundo, exceto em lugares muito frios. Em geral, os sapos habitam locais úmidos, como próximo de riachos, lagoas, igarapés e brejos. Isso porque o seu modo de vida é fortemente relacionado com a água.
Animais de sangue frio, as serpentes são répteis pertencentes à ordem Squamata (animais que possuem escamas), sendo conhecidas popularmente como cobras.
A larva dos anfíbios anuros, conhecida como girino, possuem características bem diferentes do adulto: girinos são aquáticos, adultos são terrestres; girinos respiram por brânquias, adultos tem respiração pulmonar.
Depois de alguns dias sendo incubados dentro da boca da mãe, os ovos eclodem e nascem as larvas de peixes chamadas alevinos. Em Biologia, larva é o termo para indicar qualquer indivíduos em fase de desenvolvimento.
É considerada larva de um peixe o animal recém-eclodido, que se alimenta de sua reserva energética (vitelo).