EQST

Para Que Serve O Dreno De Kehr?

Para que serve o dreno de Kehr?

O exame pelo dreno de Kehr tem como principal objetivo identificar quaisquer cálculos biliar residuais não detectados anteriormente, analisar as reais condições do sistema do ducto biliar e visualizar pequenas lesões, dilatações ou estenoses dentro dos ductos biliares.

Como é retirado o dreno de Kehr?

Se não houver disponibilidade de endoscopia optamos por coledocotomia, deixando ao final da exploração um dreno de Kehr. Caso o colédoco tenha acima de 2 cm de diâmetro optamos por uma derivação bilio-digestiva (coledoco-duodeno nos mais idosos e coledoco-jejuno nos mais jovens) preferentemente por via laparoscópica.

Como funciona o dreno de Jackson Pratt?

Os drenos JP realizam uma lenta sucção dos fluidos no local operado; isso é feito através de um coletor fechado, que cria a sucção quando o ar é expulso do coletor e a tampa é selada.

O que é o dreno tubular?

O dreno torácico tubular multiperfurado é um tubo plástico macio que possui um filamento radiopaco por toda a extensão. A ponta é arredondada para minimizar o traumatismo.

O que é dreno cirúrgico?

O dreno é um pequeno tubo fino que pode ser inserido na pele após algumas cirurgias, para ajudar a retirar o excesso de líquidos, como sangue e pus, que podem acabar se acumulando no local operado.

Para que serve o dreno cirúrgico?

Eles servem para prevenir e evitar o acúmulo de líquido e sangue no local da cirurgia. Na maioria das vezes utilizam-se drenos que funcionam por sucção. Os drenos são tubos maleáveis de silicone que ligam o local da cirurgia a um reservatório que cria uma pressão negativa.

O que fazer se o dreno entupir?

O procedimento para desobstrução de um dreno de aspiração consiste na realização imediata de uma massagem na extensão do dreno. A obtenção de êxito na desobstrução depende de alguns fatores como: tempo que este dreno está obstruído, se estava fechado o clamp, ou da coagulação da drenagem.

Como fazer a limpeza do dreno?

Para esvaziar o dreno de sucção siga rigorosamente os seguintes passos:

  1. Lave as mãos;
  2. Clampeie o dreno;
  3. Retire cuidadosamente a tampinha para evitar contaminação da mesma;
  4. Despreze o débito do dreno.

Como esvaziar a bolsa de um dreno?

Essa parte deverá ser aberta para esvaziar o coletor. Ao utilizar o dreno JP, será preciso comprimir o coletor para realizar a sucção e fazer pressão para sugar o fluido da lesão. Ao esvaziar o dreno, o coletor expandirá, já que a tampa de plástico – que mantém o sistema fechado – será removida.

Quais os principais tipos de drenos?

Drenos

  • Dreno de Penrose. É um dreno de borracha, tipo látex, utilizado em cirurgias que implicam em possível acúmulo local de líquidos infectados, ou não, no período pós-operatório. ...
  • Dreno de Sucção (Portovac) ...
  • Dreno de Abramsom. ...
  • Dreno de Kerr.

Quais são os cuidados essenciais com dreno a vácuo?

Não deixe o dreno no chão, mantenha-o sempre pendurado. . Observe sempre se o dreno está obstruído por coágulos e caso isso ocorra, refaça o vácuo. Lave SEMPRE as mãos com água corrente e sabão antes e após manusear (mexer) com o dreno, ou na realização do curativo.

Quais os cuidados com o dreno?

Cuidados Gerais com Dreno de Tórax

  1. Sempre que for manipular o dreno, lavar as mãos, secar e aplicar álcool gel 70%. ...
  2. Manter o selo d'água com 300-500 mL de SF 0,9% (~ 2,5 cm de altura), e trocá-lo a cada 12-24 horas. ...
  3. Mensurar o débito do dreno a cada 6 horas, ou menos, caso haja drenagem superior a 100 mL/hora.

Quais tipos de drenos e seus cuidados?

Drenos e os cuidados de Enfermagem

  • Dreno de Penrose. É um dreno de borracha, tipo látex, utilizado em cirurgias que implicam em possível acúmulo local de líquidos infectados, ou não, no período pós-operatório. ...
  • Dreno de Sucção (Portovac) ...
  • Dreno de Abramsom. ...
  • Dreno de Kerr. ...
  • Dreno JP (Jackson Pratt) ...
  • Dreno Blake.

Quais os cuidados de enfermagem com dreno de Portovac?

Cuidados de Enfermagem com o Portovac

  1. Sempre posicionar abaixo da inserção do dreno;
  2. Observar tipo, localização do dreno, como estão fixados a pele, características do efluente drenado e tipo de cobertura existente na ferida;
  3. Aferir e anotar o volume do efluente drenado de um ou mais drenos;

Quais os cuidados de enfermagem com o dreno de Penrose?

Limpar o dreno e a pele ao redor, com soro fisiológico; Colocar uma gaze na região inferior do dreno, isolando-o da pele; O dreno de Penrose deve ser tracionado em cada curativo (exceto quando contra -indicado).

Como fazer um curativo com dreno de Penrose?

O primeiro passo é limpar a área do curativo com solução fisiológica, mantendo com uma pinça ou uma gaze o dreno de Penrose em posição. Após a limpeza da pele e da ferida, se houver necessidade, aplica-se uma substância antisséptica sobre a pele e, logo após, o medicamento tópico indicado.

O que é dreno de pigtail?

O dreno de pigtail apresenta menor calibre quando comparado ao tubo de drenagem, e, por isso, seu uso é mais indicado para drenagem de ar (em casos de pneumotórax), tendo em vista que haveria maior risco de obstrução se houvesse drenagem de líquidos.

Para que é indicado o dreno de Penrose explique?

Dreno de Penrose é um dreno de borracha, tipo látex, utilizado em cirurgias que implicam possível acúmulo no local da ferida operatória pós-operatório de líquidos infectados ou não.

Quais os materiais necessários para realizar um curativo?

Materiais necessários:Bandeja de curativo; Solução fisiológica 0.

Como é colocado o dreno de Penrose?

O orifício por onde será aplicado o dreno deve ser amplo o suficiente, e o dreno deve ficar posicionado o mais próximo possível da área a ser drenada, de forma que não deve ser utilizado via incisão cirúrgica, mas, sim, através de uma contraincisão.

Como fazer um curativo enfermagem?

Os curativos devem ser realizados no leito com toda técnica asséptica; Nunca colocar o material sobre a cama do paciente e sim sobre a mesa auxiliar, ou carrinho de curativo. O mesmo deve sofrer desinfecção após cada uso; Todo curativo deve ser realizado com a seguinte paramentação: luva, máscara e óculos.

Como fazer a limpeza de um curativo?

Deve-se remover as crostas e os detritos com cuidado; lavar a ferida com soro fisiológico em jato, ou com PVPI aquoso (em feridas infectadas, quando houver sujidade e no local de inserção dos cateteres centrais); por fim fixar o curativo com atadura ou esparadrapo.

Como fazer um curativo contaminado?

Curativos das feridas contaminadas ou infectadas: Deve-se iniciar a limpeza de fora pra dentro da lesão, ou seja, das bordas para o centro, para não espalhar infecção nos tecidos ao redor da ferida. Úlceras de estase venosa: Objetivo principal é reduzir a hipertensão venosa devido à incompetência vascular.

Como é feito um curativo aberto?

Colocar gaze em quantidade suficiente sobre o campo estéril, abrir todo o material a ser utilizado no curativo; 9. Colocar gazes, compressas ou lençol próximos à ferida para reter a solução drenada; 10. Calçar luvas; 11. Remover o curativo anterior com uma das pinças usando soro fisiológico 0,9%; 12.

Como esterilizar gaze para curativo?

PROCEDIMENTOS

  1. Lavar a panela, utilizando água, sabão ou detergente, e esponja.
  2. Selecionar os artigos que requerem o mesmo tempo de esterilização, devidamente acondicionados e identificados. ...
  3. Colocar a água.
  4. Colocar o suporte no interior da panela. ...
  5. Colocar o material sobre o suporte.

Como tratar ferida cirúrgica?

As feridas cirúrgicas são geralmente fechadas através da aplicação de pontos, agrafos ou de cola cirúrgica. Os cuidados das feridas pós-operatórias envolvem a limpeza, proteção e controlo da pele, sendo o seu objetivo evitar a ocorrência de complicações e permitir a cicatrização rápida da ferida.

Como fazer limpeza de cirurgia?

Tome banho com sabonete antisséptico, usando uma esponja macia ou toalhinha sobre a ferida, limpando-a bem. A higienização deve ser feita sempre que tomar banho, mesmo que seja duas vezes ao dia.

Quais os cuidados pós operatório?

5 cuidados para o seu pós-operatório

  1. Repouso. Depois de uma cirurgia, o repouso é recomendado para evitar desconfortos físicos em decorrência dos pontos e da cicatrização da região operada. ...
  2. Cuidados pessoais. Manter a assepsia no período pós-operatório é a medida mais importante para uma boa recuperação. ...
  3. Controlar a dor. ...
  4. Apostar em drenagem linfática.