Compensatória: realizada durante a jornada de trabalho, buscando o alívio de qualquer tensão muscular decorrente do uso excessivo da estrutura por má postura ou pelo esforço excessivo. Auxilia na remoção de resíduos metabólicos, correção postural e prevenção de fadiga muscular.
Ginástica Laboral Compensatória São exercícios físicos realizados no meio do expediente de trabalho, que agem de forma terapêutica, para relaxar os músculos que trabalham em excesso durante a jornada de trabalho através da contração dos seus antagonistas.
A fim de reduzir e combater esses efeitos, a ginástica laboral corretiva procura encontrar o equilíbrio muscular. Ela se utiliza de exercícios que têm a função de fortalecer os músculos fracos e alongar os músculos encurtados. A ideia é distensionar a musculatura do funcionário.
De acordo com Mendes e Leite (2004) a Ginástica Laboral Compensatória ou Ginástica de Pausa como sendo uma ginástica que interrompe a tarefa que esta sendo executada, com o objetivo de execução os autores classificam como uma ginástica que visa impedir que se alojem vícios posturais das atividades da vida diária e do ...
Tipos de ginástica laboral
A ginástica é uma forma de exercícios físicos que é classificada em duas modalidades, as competitivas onde existe competição, como nas olimpíadas e também as não competitivas, como as praticadas em academias. ... A palavra Ginastica, surgiu do grego Gymnastiké, que é a arte de fortificar o corpo e também dar-lhe agilidade.
A ginástica localizada é uma forma de exercício que consiste em uma variedade de movimentos simples, muitas vezes rítmicos, geralmente feitos sem o uso de equipamentos. Eles são destinados a aumentar a força e a flexibilidade corporal com movimentos como flexões e saltos usando apenas do peso do corpo.
Alguns princípios são fundamentais para o planejamento de uma boa aula de Ginástica Localizada:
O aquecimento e o alongamento apresentam inúmeros benefícios como melhora da postura, aumento da flexibilidade, melhora da performance na prática de esportes, alívio da dor em algumas doenças ou mesmo na prevenção de lesões.
O aquecimento melhora a sua musculatura como um todo, fornece energia e disposição para seu corpo. Além de ter como principal objetivo a prevenção de lesões que possam ocorrer durante os exercícios e atividades. Já o alongamento tem como foco aumentar a sua flexibilidade por meio do estiramento das fibras.