Jesus pediu ao Pai que deixasse passar dEle o cálice (potērion) do sofrimento. No A[ntigo] T[estamento], o cálice é um símbolo de julgamento e retribuição (cf.
Tomando o cálice, rendeu graças, e deu-lho; e todos beberam dele. Disse-lhes: Este é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado por muitos. ... Tomando o cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; porque este é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado por muitos para remissão de pecados.
Bodas de Caná da Galileia é uma perícopa (episódio) bíblica narrada exclusivamente no Evangelho de João (João 2:1-11). A transformação da água em vinho durante estas bodas é considerado como o primeiro dos milagres de Jesus.
Naquela ocasião também estava sua mãe. Provavelmente os noivos eram conhecidos da família de Jesus porque sua mãe dava ordem aos empregados (João 2.
É o vinho novo e, por isso, diz Jesus: "Ninguém deita vinho novo em odres velhos; se o fizer, o vinho romperá os odres e perde-se o vinho e os odres. Deita-se vinho novo em odres novos." ... E o vinho é o vinho da alegria partilhada com todos.
A oferta de manjares consistia em produtos vegetais que constituíam a principal alimentação do país: farinha, azeite, cereais, vinho, sal e incenso. Ao serem apresentadas ao Senhor, parte era queimada sobre o altar em memória, como cheiro suave ao Senhor.
Flor de farinha é uma expressão que somente encontro em textos bíblicos do Pentateuco traduzidos para o português por católicos e protestantes. Aparece em contextos de sacrifícios e oferendas de bolos, pães ázimos etc. no Tabernáculo. ... Flor de farinha e farinha-flor são palavras sinónimas.
Iguaria sofisticada, apetitosa. [Figurado] Tudo que alimenta, deleita, engrandece, vigora o espírito ou a alma.