2.
Alguns profissionais fazem a retirada com uma marreta e uma ponteira, retirando o material em placas, como se fosse porcelanato de cerâmica. Outros indicam o uso de uma escarificadora de piso (também chamada de fresadora), que é uma máquina feita para retirar pisos monolíticos de epóxi ou até de concreto.
Usando um Martelo e um formão, retire todo o excesso de cimento velho e seco da parede. Note que fica uma crosta bem grossa e isso tem que ser retirado porque vamos colocar uma massa nova, para ter uma aderência perfeita. Depois que retirar toda essa argamassa velha é o momento de de fazer uma nova massa de cimento.
Posicione a ponta do formão no centro de um ladrilho que estiver próximo do meio do piso. Bata forte o formão com o martelo, fazendo com que atravesse o ladrilho. Isso vai quebrar o azulejo e a argamassa.
Basicamente, a remoção de argamassa de pisos e de paredes segue o mesmo princípio e pode ser realizado com máquinas elétricas, cinzel, martelo e espátula, além da lixadeira para remover argamassa e resinas restantes.
Como remover restos de argamassa, rejuntes e outras sujeiras impregnadas durante o assentamento?
Cerâmica ou porcelanato: Dê batidas com a mão no piso. Não pode fazer um barulho oco. Se fizer som do oco, o pedreiro deve ter passado argamassa apenas em alguns trechos da peça. Tem que tirar e fazer de novo, espalhando a massa com a desempenadeira por todo o verso da placa de piso.
“O cimento quando é misturado à argamassa gera um alto calor de hidratação, então, quanto maior o teor de cimento, maior o calor de hidratação. Quando o cimento começa a endurecer, esse calor gera essa fissura de retração”, explica o engenheiro. Isso ocorre, normalmente, em contrapiso.
As peças de revestimento (de piso ou parede) se soltam por causa da utilização de argamassa de assentamento inadequada (especificação errada, validade vencida ou excesso de água no preparo), por deficiência na camada inferior (emboço na parede ou contrapiso fraco e sem aderência), construção inadequada da junta ...
A única maneira de permanentemente corrigir isso é estabilizar o terreno e permitir que a água seja drenada....Se eles abaixarem mais que o que você queria, então:
Se estiverem as fissuras estiverem mais afastadas, é necessário estabilizá-las ou por colagem com material epoxídico ou poliuretano, por exemplo, ou pela costura com barras de aço, inseridas de forma inclinada na lateral da fissura e coladas com epóxi, de modo a unir as duas faces da fissura, que posteriormente deve ...
Daiana , não é normal que fique alguma cerâmica oca . Pode ter sido falta de atenção por parte do profissional que colocou . Quando as peças ficam com este barulho de "oco", é porque não foi colocada argamassa suficiente no assentamento do piso.
Um dos fatores que mais causa o piso estufado é a falta de espaçamento entre as peças. Seja por falha do profissional que coloca ou a pedido do cliente, Luís Carlos aponta esse como o grande vilão nesses casos. “Colocar o piso muito junto foge à norma técnica, que exige uma junta de dilatação.
Com movimentos circulares remova o rejunte restante com uma esponja úmida, dando o acabamento final. O movimento deve ser suave, pois o excesso de pressão pode remover o rejunte. Caso isso aconteça, basta aplicar massa no local danificado novamente. Após finalizar, passe um pano úmido para limpar a área.