SIHSUS - Sistema de Informações Hospitalares do SUS Criado em agosto de 1981, em Curitiba, substituindo em 1982 o sistema GIH (Guia de Internação Hospitalar), o popularmente conhecido “Sistema AIH” passou por várias plataformas em mainframes UNISYS e ABC-BULL, na fase de processamento centralizado.
Ao acessar a página http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/, clique no link Informações de Saúde (TABNET) seguido da opção Estatísticas Vitais, no texto de apresentação, depois selecione a opção Nascidos Vivos e, em seguida, clique no estado de sua escolha.
Acesse a página de download de dados do DATASUS ou, caso o link direto não funcione, siga os seguintes passos: entre na página inicial do DATASUS, clique no menu “Acesso à Informação” > “Serviços” > “Transferência/Download de Arquivos”.
Para atualizar o SISAIH é necessário baixar a última versão da competência do arquivo no link: http://sihd.datasus.gov.br/versao/versao_sisaih01.php. Depois execute o arquivo e o sistema estará atualizado e pronto para a digitação da produção.
O download do arquivo pode ser salvo em uma pasta ou pode ser executado direto do site. Se você não possui o SISAIH01 instalado, faça a instalação inicial e depois vá direto para a versão Page 7 7 mais atual. Não é necessário instalar todas as versões. A versão mais atual irá executar todas as atualizações necessárias.
Sistema descentralizado utilizado mensalmente pelas Unidades Hospitalares para transcrição dos dados das Autorizações de Internações Hospitalares e envio dos dados às Secretarias de Saúde. Os dados transcritos no sistema SISAIH01 são importados para o sistema SIHD, onde são processados e validados.
Quantidade de dias de internação (diárias) inferior ao previsto no atributo do procedimento no SIGTAP: As AIH serão bloqueadas por motivo de permanência menor caso os procedimentos realizados não atinjam a quantidade mínima de dias de internação, em número de diárias (menos de 50% dos dias previstos no atributo média ...
O laudo deve ser corretamente preenchido em todos os campos, com letra legível, em duas vias, sendo a primeira arquivada no órgão emissor/autorizador de AIH da SES ou SMS, e a segunda anexada ao prontuário. O laudo de solicitação de internação eletiva deve ser autorizado antes da realização da mesma.
Marco Aurélio Bernardes Garcia Ementa: O preenchimento da AIH deve ser feito pelo médico que optou pela internação do paciente, na data em que realizou a avaliação e tomou a decisão pela internação. Palavras chave: Prontuário médico, Internação, Preenchimento de AIH, Data de Internação.
Cada Número de AIH possui um tempo estimado de internação. Caso o paciente necessite de mais tempo do que o previsto inicialmente para o tratamento, é solicitado uma autorização especial para permanência no Hospital. Esta nova solicitação é chamada de Prorrogação de AIH ou AIH subsequente.
LAUDO PARA SOLICITAÇÃO/AUTORIZAÇÃO DE PROCEDIMENTO AMBULATORIAL
ATENDIMENTO AMBULATORIAL: é aquele executado no âmbito do ambulatório, incluindo a realização de curativos, pequenas cirurgias, primeiros socorros e outros procedimentos que não exijam uma estrutura mais complexa para o atendimento.
De qualquer forma, todo laudo precisa ter alguns dados, listados abaixo:
Para cada exame solicitado deverá ser emitida uma APAC com preenchimento completo do campo “Identificação do Paciente”; B. No campo “Procedimento Solicitado” o código e o nome do procedimento devem vir preenchidos, conforme descritos no quadro 1 abaixo.
A Autorização de Procedimento Ambulatoria (APAC) é um instrumento que tem por objetivo o registro dos atendimentos ambulatoriais realizados no SUS.
Como Apresentar e Organizar Melhor o seu Laudo Laboratorial?
REQUISITOS ESSENCIAIS DE UM LAUDO MÉDICO PARA O INSS O laudo deve conter a assinatura, o número do registro no CRM, informações sobre a doença ou a Classificação Internacional de Doenças (CID) e o carimbo do médico; Período necessário de afastamento; O laudo deverá ser recente (3 meses ou menos).
Solicitar Cópia de Laudo Médico Pericial
A RELAÇÃO MÉDICO PERITO-PERICIADO Para esclarecer melhor a situação, o segurado após passar pelo médico assistencialista, recebe um diagnóstico, um tratamento e um laudo o qual relatará se aquela doença diagnosticada impede que o segurado exerça suas atividades temporariamente ou definitivamente.
O segurado pode saber o resultado da sua perícia do INSS pela internet, no site oficial da Previdência Social....Consulta online
Pela Central 135 É possível fazer fazer a consulta pela Central Telefônica do INSS, no número 135, nesta ligação você deve informar o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais.
Nesta perícia o médico do órgão vai analisar o estado de saúde do segurado através de exames clínicos e da documentação sobre doenças e acidentes. Sendo assim o perito poderá atestar a capacidade ou a incapacidade do trabalhador para dar uma continuidade às suas atividades laborais.
Entendimento do Tribunal Regional Por isso é dever do INSS, obrigação respeitar o princípio da eficiência e da razoabilidade, cumprir o prazo de 45 dias. Pois se ultrapassar esse período o cidadão pode recuperar sua incapacidade e deixar de receber as parcelas a que tem direito.
Segundo o INSS, diz a pasta, existem 253 mil pedidos de auxílios-doença pendentes de análise. Quanto ao prazo de concessão dos benefícios (o que também inclui aposentadorias, por exemplo), a Previdência diz que a média é de 66 dias.
O acerto pós-perícia serve para regularizar pendências. Outra função é permitir que o segurado preste os dados necessários à conclusão do pedido de benefício. Em especial, este procedimento tem sido adotado pelo INSS nos casos de auxílio por incapacidade temporária – anteriormente denominado auxílio-doença.