Nas Igrejas protestantes históricas, são apenas dois os sacramentos: o Batismo e a Ceia do Senhor. Martinho Lutero definiu sacramento como a situação em que um elemento (coisa material), através da palavra de Deus, transforma-se em outro.
Eucaristia
A Santa ceia é tão importante que é relatada nos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas. A Ceia do Senhor fala de graça ou agradecimento (V24). Ao participar da Ceia estamos reconhecendo ou valorizando o sacrifício de Cristo na Cruz por nos. ... Ceia também aponta para Aliança (V25).
Doze apóstolos sentados à mesa com Jesus Cristo. A cena é conhecida universalmente e já foi retratada em diversos afrescos, mas a representação mais famosa de “A última ceia” veio em 1497 e leva a marca de Leonardo da Vinci.
“Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha” (1 Cr 11:26).
No "Evangelho de Tomé, São Tomé é o discípulo que fez o exame de lado de Jesus. No Evangelho de Judas, Judas Iscariotes é favorecido com uma informação secreta sobre a iluminação e é segregado pelos outros apóstolos.
Antes de morrer, Jesus foi à Betânia, à casa de Lázaro. Ali preparam um jantar para Ele. Marta servia, Maria adorava e Lázaro desfrutava da companhia íntima de Jesus à mesa. Para o judeu, sentar-se à mesa era muito mais do que compartilhar uma refeição, era compartilhar a vida.
Comer junto à mesma mesa expressa o sentido de unidade e coesão para quem vive a comunhão. Este sentido de unidade e coesão legitima os interesses comuns, garantindo a sobrevivência. Assim, pode-se afirmar que a mesa é o lugar de unidade e coesão, como estas fazem a mesa de comunhão.
Judas Iscariotes
João de Patmos teve uma visão de Jesus ressuscitado conforme a descrição em Apocalipse 1:12-20.
A última quarentena de Jesus Cristo aconteceu após Sua ressurreição. ... Ele morreu, foi sepultado, ressuscitou ao terceiro dia e, antes de subir aos céus, ministrou novamente aqui na Terra por 40 dias.
quarenta dias
As visitantes. Os quatro evangelhos canônicos concordam que "Maria" visitou o túmulo de Jesus, mas diferem entre si a respeito de qual Maria seria esta e se ela estaria ou não sozinha. De acordo com o evangelho de João, "Maria" era Maria Madalena, embora o Codex Sinaiticus traga apenas o nome "Maria".
Narrativa bíblica Mateus 28:1 diz que "Maria Madalena" e a "a outra Maria" foram até lá. Lucas 23:49 fala de "mulheres que o tinham seguido desde a Galileia" e supostamente são elas as citadas em Lucas 24:1. Marcos 16:1 indica que "Maria Madalena", "Maria, mãe de Tiago" e "Salomé" foram até o túmulo para ungir Jesus.
Ao entrarem no túmulo de José de Arimatéia, não acharam o corpo de Jesus. Nesse momento encontraram dois varões de vestes resplandecentes que lhes disseram: “Por que buscais entre os mortos ao que vive? Ele não está aqui, mas ressuscitou.
Mas no caso específico de “Lázaro”, esse entrelaçamento é realçado pela amputação de qualquer possibilidade de distanciamento da morte, primeiro por meio da subversão da imagem do Espírito Santo constituída na figura de um Rouah asqueroso, e depois, pela negação da ressurreição e da existência de Cristo, culminando na ...
O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa, e ocorre no décimo dia depois da celebração da Ascensão de Jesus. Isto porque ele ficou quarenta dias, após Sua ressurreição, dando os últimos ensinamentos a seus discípulos.
O “Pentecostes” vem do grego pentēkostḗ, que significa “quinquagésimo”. Assim, Pentecostes também é uma celebração religiosa cristã que comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, cinquenta dias após a Páscoa. ...
Na Igreja Católica é conhecida também como Solenidade da Ascensão do Senhor. A Ascensão é tradicionalmente celebrada numa quinta-feira, a décima-quarta da Páscoa (segundo a contagem de Atos 1:3), embora algumas províncias tenham mudado a observância para o domingo seguinte.
sete dias
O Tempo Comum é dividido em duas partes: a primeira fica compreendida entre os tempos do Natal e da Quaresma, e é um momento de esperança e de escuta da Palavra onde devemos anunciar o Reino de Deus; a segunda parte fica entre os tempos da Páscoa e do Advento, e é o momento do cristão colocar em prática a vivência do ...
Pentecostes é o momento, depois dos 50 dias, que eles se reuniram para festejar a colheita e também a aliança feita com Deus, libertando-os da escravidão no Egito — explica padre Otaviano. Para os católicos, o Domingo de Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, cinquenta dias após a Páscoa.
A celebração geralmente termina em torno de 4:00 da manhã. Mas, no domingo tarde há um especial, Vésperas pascais, em que o Evangelho é cantado em muitas línguas. A semana que começa no domingo de Pascal é chamada "Feliz Semana" ou "Semana iluminada", e são considerados contínuos dias.