“A necrose pulpar trata-se da morte da parte viva do dente que é chamada de polpa”, explica a endodontista Sofia Cabaleiro. A polpa dentária, por sua vez, é a camada mais interna do elemento dental que contém nervos, vasos sanguíneos e o tecido conjuntivo, sendo uma região muito sensível e que deve ser preservada.
A necrose pode ocorrer por algumas causas como cáries e traumas. O tratamento de canal(endodontia) é indicado para a necrose e deve ser feito o quanto antes para evitar a formação de um abcesso. Necrose da polpa e a morte da polpa dentária por trauma, ou contaminação por cárie dentária.
Quando há a morte da polpa, geralmente a dor é bem localizada, havendo sensação de “dente crescido” e dor ao mastigar, além disso, um sinal bem característico é que ao se abaixar a cabeça tem-se a sensação de que o dente “pesa”.
“Porém, a principal causa desta morte é a contaminação do interior do dente pela cárie, que quando atinge o canal (o nervo que dá ao dente sua vida) cria um colapso interno e induz a morte deste tecido por agressões que acontecem continuadamente a partir deste momento”, diz o especialista.
“Dente morto é aquele que não tem vitalidade pulpar, que é vulgarmente chamado de nervo”, explica o odontologista. Ou seja, é o que ocorre quando o dente está com o "nervo morto". Essa situação pode decorrer de outros problemas bucais, mas não se desespere!Nov. 27, 2017
O dentista anestesia o dente. Uma abertura é feita através da coroa do dente até a câmara da polpa. Limas especiais são usadas para eliminar a infecção e a polpa doente dos canais. Em seguida, elas modelam o canal para o material de restauração.
A sensibilidade nos dentes surge quando a parte mais macia e interna do dente, chamada dentina, fica exposta, por causa da retração gengival. A dentina é coberta pelo esmalte e pela gengiva. Milhares de canais microscópicos ligam a dentina ao centro do dente.
Remédio caseiro para sensibilidade nos dentes
Evite cremes dentais abrasivos Além das alternativas apresentadas acima, utilizar escovas de cerdas macias e escove corretamente os dentes e usar o fio dental, pode ajudar você a diminuir os efeitos da sensibilidade. Use creme dental especialmente formulado para ajudar os dentes sensíveis.
Procure um médico neurologista ou psiquiatra, e faça uma consulta.
A dica é deixar a glande exposta --fora do prepúcio-- a maior parte do tempo possível. "O roçar da glande no tecido da cueca vai fazer com que ela perca a sensibilidade excessiva", aponta o médico, que também sugere o uso de uma bucha na hora do banho.
Esse tempo varia, pois a glande que nunca fui exposta possui uma pele muito fina e sensível ao toque. Pode levar de 1 a 2 meses até períodos maiores como 6 meses. Isso muda conforme a frequência de relações sexuais e tipo de vestimenta.
A causa mais comum da perda de sensibilidade na glande e no pênis é a diabetes. Isso porque, quando o nível de açúcar no sangue permanece muito alto por muito tempo, o sistema nervoso fica prejudicado. Assim, os danos ao sistema nervoso levam à falta ou a alterações da sensibilidade.
Segundo Bouer, embora a sensibilidade na glande possa aumentar o estímulo, a principal causa de ejaculação precoce é a ansiedade de performance. "O indivíduo está ansioso, inseguro ou tenso com a relação, o que gera um estímulo cerebral e faz com que o indivíduo ejacule muito rápido", diz.
Geralmente ela pode ser provocada por um fungo e, para o seu tratamento, é necessária a avaliação de um médico urologista ou andrologista. Geralmente, a condição melhora com tratamento local com pomada específica para o quadro.