Porque A Doença De Crohn E Autoimune?

Porque a doença de Crohn e autoimune

A Doença de Crohn é uma doença inflamatória crônica que pode acometer todo o trato digestivo, da boca ao ânus, afetando principalmente a parte inferior do intestino delgado (íleo terminal) e o intestino grosso. É uma doença que pode causar inflamação também em outras partes do corpo, como olhos, articulações, pele e fígado.

Além disso, se mesmo com a dieta adequada, não apresentar melhora na absorção dos nutrientes ou redução dos sintomas, pode ser indicado pelo médico uma alimentação específica feita por nutrição enteral ou parenteral.

A doença do Crohn tem cura?

O tratamento da doença de Crohn deve sempre ser feito de acordo com a orientação do gastroenterologista e do nutricionista e tem como objetivo reduzir a inflamação do intestino que provoca os sintomas, melhorar a qualidade de vida ou diminuir o risco de complicações.

O diagnóstico é baseado em uma colonoscopia, exame de cápsula endoscópica e em exames por imagens, como radiografias com ingestão de bário, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

Como não há cura para doença de Crohn, o objetivo principal do tratamento é o controle da doença, tanto do ponto de vista de sintomas (melhorando a qualidade de vida dos pacientes), quanto do ponto de vista endoscópico, ou seja, com cicatrização das lesões no intestino (comprovada com a realização de uma nova colonoscopia após alguns meses do início do tratamento), com isso diminuindo a chance de complicações como estreitamento do intestino (suboclusão ou oclusão intestinal), infecções e câncer.

Diagnóstico

Diagnóstico

Os medicamentos utilizados no tratamento da doença de Crohn devem sempre ser recomendados pelo gastroenterologista e são indicados para aliviar os sintomas ou evitar as crises e incluem:

Tomar medicamentos anti-inflamatórios para suprimir a reação inflamatória no intestino é o tratamento mais comum. Este tratamento pode ajudar a suprimir os episódios graves ou a prolongar intervalos sem doença, mas não cura a condição. Reduzir a ingestão de produtos derivados do leite, alimentos gordurosos e fibras pode ajudar a reduzir os sintomas. Consultar um nutricionista pode ser útil.

Riscos

A doença de Crohn é uma doença autoimune. Isso significa que o sistema imunológico do corpo ataca por engano o próprio tecido corporal saudável. Este processo de inflamação faz com que o intestino inche e sangre, afetando a capacidade intestinal de absorver nutrientes. A condição é mais comum em pessoas com idade entre 15 e 35 anos. A dieta e o estresse não causam a doença, mas podem agravá-la. Os fatores de risco incluem fumar e ter um parente de sangue com a doença de Crohn. Outras causas específicas não são conhecidas.

Os primeiros sintomas da Doença de Crohn podem levar algum tempo para aparecer, porque dependem da extensão e do grau inflamação. Os sintomas mais comuns são diarreia crônica (que é definida por alteração da consistência das fezes persistentes, com aumento do número de evacuações ou não) e dor abdominal. Algumas pessoas que têm a doença podem apresentar um ou mais sintomas que podem ser confundidos com outros problemas gastrointestinais.

As pessoas devem evitar o consumo de bebidas alcoólicas ou produtos contendo propilenoglicol enquanto estiverem tomando metronidazol e devem continuar a evitar essas substâncias por pelo menos três dias após o tratamento com o metronidazol ser concluído.

Sinais e sintomas

Sinais e sintomas

Política de Privacidade | Site Desenvolvido por GS2 Marketing Digital

Nossas clínicas são acreditadas ONA (Organização Nacional de Acreditação), com nível de Excelência. A acreditação ONA é um processo que visa reconhecer as Organizações de Saúde que implementaram as melhores práticas da qualidade.

A doença de Crohn pode afetar tanto homens como mulheres, e o seu surgimento pode também estar relacionado com o uso de medicamentos como anticoncepcionais orais, antibióticos ou anti-inflamatórios como ibuprofeno ou diclofenaco, por exemplo.

Possíveis complicações

Durante a remissão, o médico monitora os sintomas da pessoa e realiza exames de sangue. Radiografias e colonoscopia de rotina não precisam ser realizadas (exceto em pessoas que apresentaram doença de Crohn por 7 ou 8 anos ou mais).

O exame clínico e o levantamento da história do paciente, assim como alguns exames de sangue, são instrumentos importantes para o diagnóstico da doença de Crohn. No entanto, como a enfermidade pode comprometer todo o aparelho digestivo e desenvolver sintomas semelhantes aos de outras moléstias gastrointestinais, é necessário localizar as áreas afetadas por meio de exames de imagem como endoscopia digestiva, colonoscopia, raios X do trânsito intestinal (enema opaco), tomografia e ressonância magnética, a fim de estabelecer o diagnóstico diferencial.

Como prevenir a doença do Crohn?

Quando o intestino grosso é amplamente afetado pela doença de Crohn, é comum ocorrer hemorragia retal. Depois de muitos anos, o risco de câncer de cólon (câncer do intestino grosso) aumenta em pessoas que apresentam colite de Crohn. Cerca de um terço das pessoas com doença de Crohn apresentam problemas ao redor do ânus, em particular fístulas e fissuras no seu revestimento da membrana mucosa.

Para realizar o diagnóstico é fundamental efetuar uma colonoscopia com ileoscopia, isto é, com observação do íleo terminal. Durante este procedimento é possível colher amostras (biópsias) do intestino, sendo que o resultado histológico poderá confirmar o diagnóstico de doença de Crohn e excluir outras doenças que se apresentam com sinais e sintomas semelhantes.

Cólicas e diarreia podem ser aliviadas com uso de loperamida ou medicamentos que interrompem espasmos abdominais (idealmente antes das refeições). A utilização de preparados de metilcelulose ou psílio ajuda a prevenir a irritação anal em alguns casos, pois faz com que as fezes fiquem mais firmes. As pessoas devem evitar alimentar-se de fibras durante as crises ou se apresentarem bloqueios intestinais.

Possíveis causas

Não há exames laboratoriais específicos para identificar a doença de Crohn, apesar de os exames de sangue poderem mostrar anemia, um número de leucócitos acima do comum, baixas concentrações de albumina e outros sinais de inflamação, como velocidade de hemossedimentação ou nível de proteína reativa C elevados. É possível que o médico também realize provas de função hepática.

Anteriormente, pensava-se que os hábitos alimentares, o stress e os fatores emocionais podiam ser responsáveis pelo aparecimento da doença de Crohn, contudo essa hipótese nunca se confirmou. No entanto, o stress pode ser responsável pelo agravamento dos sintomas da doença. O tabagismo pode piorar a doença de Crohn e aumentar o risco de cirurgia, pelo que pessoas com doença de Crohn não devem fumar.

Síndrome alcoólica fetal

Síndrome alcoólica fetal

O certolizumabe é administrado em injeções subcutâneas mensais. Esse medicamento funciona de modo similar ao infliximabe e adalimumabe e causa efeitos colaterais semelhantes.

Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) — dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Global Medical Knowledge

Se a pessoa tiver um bloqueio, o médico realiza uma sucção nasogástrica e administra líquidos pela veia. Na sucção nasogástrica, um tubo é inserido pelo nariz até o estômago ou intestino delgado e é aplicada uma sucção no tubo para aliviar o inchaço abdominal (distensão).

Quanto tempo de vida tem uma pessoa com a doença de Crohn?

Normalmente, as pessoas com doença inflamatória intestinal têm a mesma expectativa de vida de indivíduos sem essas doenças. É importante lembrar que, em sua maioria, as pessoas com DII têm uma vida plena, feliz e produtiva.

Quais as restrições para quem tem doença de Crohn?

A dieta da doença de Crohn
  • Limite o consumo de leite e seus derivados. A intolerância à lactose pode estar associada à doença de Crohn. ...
  • Evite alimentos fritos e gordurosos. ...
  • Cuidado com verduras e hortaliças. ...
  • Prefira comida menos picante e mais natural. ...
  • Nada de açúcares não absorvíveis. ...
  • Fruta, só se for sem casca.
31 de jan. de 2019

O que a doença de Crohn pode causar?

A doença de Crohn habitualmente causa diarréia, cólica abdominal, às vezes febre, e sangramento retal. Também pode ocorrer perda de apetite, e de peso subsequente. Os sintomas podem variar de leve à grave,mas em geral, as pessoas com doença de Crohn podem ter vida ativa e produtiva. A doença de Crohn é crônica.

O que não pode comer quem tem doença de Crohn?

A dieta da doença de Crohn
  • Limite o consumo de leite e seus derivados. A intolerância à lactose pode estar associada à doença de Crohn. ...
  • Evite alimentos fritos e gordurosos. ...
  • Cuidado com verduras e hortaliças. ...
  • Prefira comida menos picante e mais natural. ...
  • Nada de açúcares não absorvíveis. ...
  • Fruta, só se for sem casca.
31 de jan. de 2019

Como deve ser a alimentação de quem tem doença de Crohn?

Os alimentos não causam a doença de Crohn e nenhuma dieta especial se mostrou eficaz. No entanto, certos alimentos podem causar surtos e provocar os sintomas da doença de Crohn. Por isso, a dieta deve evitar laticínios, grãos ricos em fibras, álcool e especiarias quentes.

Quantas pessoas tem doença de Crohn no Brasil?

A doença de Crohn atinge 64,4% dos indivíduos analisados, enquanto a retocolite ulcerativa é o quadro encontrado nos 35,6% restantes. O público feminino é maioria entre os acometidos.