O Brasil era considerado um arquipélago econômico durante o período colonial porque os portos eram fechados para o comércio internacional e a colônia mantinha relações apenas com Portugal. Por isso o Brasil era um arquipélago econômico, visto que sua economia não tinha nenhum desenvolvimento no mercado exterior.
Arquipélago econômico é um conjunto de espaços geográficos não determinados que são independentes do país e normalmente são polos industriais. Fabricam e exportam para o exterior, sem ter nenhuma relação nacional. ... A falta de integração interna dos mercados regionais caracterizou o Brasil como o economia arquipélago.
ilhas econômicas referem-se á regiões separadas geograficamente (longe uma da outra, sem relação compra-venda ou de transações) que se desenvolvem rapidamente, expandindo a níveis de crescimento excelentes seus indicadores econômicos,de saúde, sociais etc.
As relações coloniais de dominação, expropriação ou exploração e de povoamento em nosso país foram feitas de forma eficiente pela metrópole (Portugal), possibilitando a existência de atividades econômicas que garantiram a Portugal a manutenção do modelo de exploração das riquezas minerais e vegetais em nosso país, e, ...
Respostas. O modo como a nossa colonização, historicamente, se deu, voltada para a exportação para a Europa, e não para o consumo local, com ocupação territorial em zonas litorâneas, contribuiu para esta realidade. ... A formação do território brasileiro em "Sesmarias" foi determinante para criação de tais ilhas econômicas ...
A expansão e ocupação do território brasileiro foram ocasionadas por diversos fatores, entre os quais se destacam as atividades econômicas, as expedições para a expulsão de estrangeiros, a busca de riquezas minerais e de índios para escravizar.
quatro séculos
A mineração começa no século XVIII,exploração do ouro,prata e pedras preciosas - PRINCIPAIS ÁREAS DE OCORRÊNCIA: Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. – DESTINO DA PRODUÇÃO: Portugal, mas, como consequência de acordos comerciais, o ouro brasileiro teve, em grande parte, como destino final, a Inglaterra.
Foi o Tratado de Tordesilhas que permitiu a Portugal tomar posse da região litorânea onde Pedro Álvares Cabral aportou em 1500 e que mais tarde veio a se tornar o Brasil.
n Esse tratado, assinado em 7 de julho de 1494, em Tordesilhas, na Espanha, estabeleceu uma linha imaginária que passava a 370 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde (África). Esse meridiano dividiu o mundo entre Portugal e Espanha: as terras a leste seriam portuguesas e as terras a oeste seriam espanholas.
O Tratado de Tordesilhas foi um documento assinado em junho de 1494, na vila espanhola de Tordesilhas. Os protagonistas foram Portugal e Espanha, que delimitaram, através de uma linha imaginária, as posses portuguesa e espanhola no território da América do Sul, chamado de “Novo Continente”.
O Brasil é um país organizado em forma de República Federativa e está localizado na América do Sul, sendo o maior país dessa região continental, com uma área de 8.km². Politicamente, o território brasileiro é subdividido em 26 estados e o Distrito Federal, cuja capital é a cidade de Brasília.
O aspecto social representa tudo aquilo que acontece no campo social ou na sociedade. ... Casos práticos que mostram alguns aspectos sociais: o aumento da população pobre (característica da renda) nas regiões mais periféricas. aumento da participação feminina no mercado de trabalho.
Quais São os Aspectos Sociais Do Brasil ?? Atualmente os indicadores sociais,como taxa de mortalidade infantil,taxa de analfabetismo, nível de desemprego, grau de indigência e pobreza, Índice de Desenvolvimento Humano e outros, são conceitos corriqueiramente citadosna mídia e nos debates políticos.
Resposta: Localizado no continente americano, no subcontinente da América do Sul, o Brasil é o quinto maior país do mundo em extensão territorial, com uma área de 8.