O fascículo grácil (trato de Goll) é um ramo de fibras de axônio na medula espinhal dorsomedial que carrega informações sobre toque fino, vibrações e propriocepção consciente da parte inferior do corpo para o tronco cerebral.
O sistema ativador reticular ascendente (SARA) é a estrutura da formação reticular que, presente na parte mais cranial da mesma, principalmente no mesencéfalo, é responsável pela ativação cortical e conseqüente estado de vigília.
Comissura: formação constiuída por fibras nervosas que cruzam perpendicularmente o plano mediano e que têm, por conseguinte, direções diametralmente opostas.
Em ambas as metades da medula espinal a substância branca é grosseiramente dividida em três colunas: funículos anterior, lateral e posterior. A coluna dorsal contém ambos os fascículos grácil e cuneiforme, que são responsáveis pela sensibilidade epicrítica.
A medula espinal é uma continuação do tronco cerebral. Ela se estende do forame magno na base do crânio até à vértebra L1 / L2, onde termina como cone medular.
A medula espinal, espinal medula ou medula espinhal é a porção alongada do sistema nervoso central, é a continuação do bulbo, que se aloja no interior da coluna vertebral em seu canal vertebral, ao longo do seu eixo crânio-caudal.
Enquanto a medula óssea é um tecido líquido que ocupa a cavidade dos ossos, a medula espinhal é formada de tecido nervoso que ocupa o espaço dentro da coluna vertebral e tem como função transmitir os impulsos nervosos, a partir do cérebro, para todo o corpo.
A medula óssea, encontrada no interior dos ossos, contém as células-tronco hematopoéticas que produzem os componentes do sangue, incluindo as hemácias ou glóbulos vermelhos, os leucócitos ou glóbulos brancos que são parte do sistema de defesa do nosso organismo, e as plaquetas, responsáveis pela coagulação.
A medula óssea se localiza na parte esponjosa dos ossos chatos (por exemplo, a bacia), onde o desenvolvimento das células do sangue acontece. A célula que origina as células sanguíneas é chamada de célula progenitora ou célula-mãe, estas células existem em pequeno número no sangue e em maior quantidade na medula óssea.