Acidente/Choques. O choque elétrico é a reação do organismo à passagem da corrente elétrica. Eletricidade, por sua vez é o fluxo de elétrons de um átomo, através de um condutor, que vem a ser qualquer material que deixe a corrente elétrica passar facilmente (cobre, alumínio, água, etc.).
O choque elétrico ocorre quando o contato entre um corpo (humano ou animal) e um condutor eletricamente carregado é feito. Neste momento o corpo recebe uma descarga de corrente elétrica fruto da diferença de potencial entre fase (condutor) e terra.
Ele é uma espécie de perturbação acidental, de natureza e efeitos diversos, que se manifesta no organismo humano quando percorrido por uma corrente elétrica. No choque elétrico o corpo exerce a resistência à passagem da corrente e sofre os efeitos da passagem.
Os fatores que determinam a gravidade do choque elétrico são: Percurso da corrente elétrica; Características da corrente elétrica; Resistência elétrica do corpo humano.
Esta norma regulamentadora NR-10 estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.
10.
Entre as principais alterações na nova proposta da NR10, destaca-se a mudança na disposição dos itens da norma, as indicações para o curso de reciclagem e as condições de Grave e Iminente Risco (GIR).
A última atualização da NR 10 ocorreu com a publicação da Portaria nº 915, de 30 de julho de 2019, em que foram revogados os itens 10.
Ao contrário das NRs, as NBRs não são, necessariamente, de cumprimento obrigatório, por serem feitas por uma entidade privada, mas há leis que exigem a aplicação de certas normas técnicas, afim de garantir a qualidade e o bom uso de produtos e serviços.
A NBR, assim como outras normas, serve para padronizar, organizar e qualificar a produção de documentos ou procedimentos. A padronização, através do cumprimento das normas técnicas facilita a compreensão, já que toda documentação é constituída por um mesmo padrão.
Existem 8131 NBR's em vigor no Brasil (número de Dezembro/2018), sendo: 5582 normas ABNT NBR (normas técnicas brasileiras)
A ISO 45001 é o novo padrão ISO para saúde e segurança no trabalho (OH&S). Ele se tornou um dos padrões mais aguardados do mundo, e está definido para melhorar os níveis de segurança no local de trabalho, contribuindo para melhoria na qualidade de vida de seus colaboradores.