O Brasil é considerado um país com dimensões continentais, pois apresenta extensão territorial de 8.
No Brasil, o Clima tropical está presente em boa parte do território, especialmente nos estados da porção central do país, como Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Tocantins e outros.
O clima tropical de altitude é típico das áreas elevadas da região Sudeste. As temperaturas são mais baixas que as registradas nas áreas típicas de clima tropical. Apesar de ocorrerem durante todo o ano, as chuvas estão mais concentradas no verão. Esse clima é controlado por massas de ar tropicais e polares.
O clima tropical de altitude atua nas áreas serranas da região Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais) – zonas acima dos 800 metros em relação ao nível do mar. Devido a altitude elevada, as temperaturas são as mais baixas entre os climas tropicais.
O clima tropical fica localizado na zona intertropical – que fica entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio. Nessa região a radiação solar é intensa, contribuindo para temperaturas elevadas durante o ano. A temperatura média sempre fica acima dos 20°C.
O nome do clima pode gerar algumas especulações erradas quanto ao termo tropical de altitude, sendo necessário lembrar que quanto maior a altitude, mais rarefeito é o ar e menor a incidência de raios solares. Assim, as temperaturas são menores, sendo que a cada 200 metros, a temperatura chega a cair em 1ºC.
A altitude influencia o clima, sobretudo através da pressão atmosférica. Sabe-se que a pressão do ar é responsável pelo aumento das temperaturas. Assim, quanto maior a pressão, mais quente fica; quanto menor a pressão, mais frio.
O clima tropical típico ou semi-úmido é comum na região central do Brasil. As temperatura variam de 20° a 28°C, sendo o clima quente e pouco úmido, com chuvas no verão e seco no inverno. Em climas semi-úmido, a estação seca pode pode prevalecer em quase todo ano.