Auguste Comte é considerado o “pai” da Sociologia. O filósofo é o primeiro a teorizar a necessidade de uma ciência que estudasse a sociedade, a fim de reorganizá-la e colocá-la nos trilhos certos para o maior desenvolvimento possível.
A sociologia surgiu, na primeira metade do século XIX, sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa. As transformações econômicas, políticas e culturais suscitadas por esses acontecimentos criaram a impressão generalizada de que a Europa vivia o alvorecer de uma nova sociedade.
A sociologia é uma ciência humana que estuda a vida social humana, observando o comportamento do ser humano em seu meio social. A sociologia serve para realizar a observação sobre a sociedade, analisando as atividades humanas e a transformação dessas pessoas inseridas no seu meio.
A sociologia é importante porque através do estudo da vida social do homem, a interação social, a estrutura, o funcionamento e a evolução dos grupos sociais, contribui para a formação humana , buscando o desenvolvimento do pensamento inteligente, formador e criador de idéias e projetos para novos rumos em nossa ...
A pesquisa sociológica O sociólogo examina a relação entre o investigador e as pessoas que colaboram com a pesquisa. Analisa também as dificuldades encontradas pelo pesquisador quando seu objeto de estudo é também um sujeito.
Os fatos sociais devem ser tratados como coisas; A análise dos fatos sociais exige reflexão prévia e fuga de idéias pré-concebidas; O conjunto de crenças e sentimentos coletivos são a base da coesão da sociedade; Destaca o estudo da moral dos indivíduos; e.