Porém, devido a função realizada, estudiosos e pesquisadores consideram esta como uma articulação, uma vez que ela possibilita a realização de movimentos específicos. Os movimentos permitidos pela articulação escápulo-torácica são adução, abdução e rotação da escápula, além do movimento de elevação e depressão.
Para classificar funcionalmente uma articulação vai depender do movimento em torno de um ou mais eixos. As articulações podem ser classificadas, em mono axial, bi axial e tri axial.
O ombro é formado por três ossos: a escápula (omoplata), o úmero (osso do braço), e a clavícula (clavícula). O manguito rotador liga o úmero à escápula e é formado pelos tendões dos quatro músculos: o supraespinhal, infraespinhal, redondo menor e subescapular.
Qualquer processo de inflamação (tendinite) ou lesão (ruptura de tendão parcial ou total) costuma causar dor e comprometer a função do ombro. A dor pode ocorrer devido aos esforços ou mesmo em situações de repouso (dor noturna) e, embora tenha a origem na região do ombro, também pode irradiar até o cotovelo.
Tratamentos conservadores – tais como descanso, gelo e fisioterapia – às vezes são o necessário para se recuperar de uma lesão do manguito rotador. Se a sua lesão é grave e envolve uma ruptura completa do músculo ou tendão, você pode precisar de uma cirurgia do ombro.
O manguito rotador é o grupo de músculos e tendões que se inserem (prendem) na região proximal do úmero (osso do braço). É formado por 4 músculos do ombro: o subscapular, o supraespinhal, o infraespinhal e o redondo menor. Todos eles se originam no osso chamado escápula e se inserem na parte superior do úmero.