Usando o Enem no Sisu As inscrições abrem duas vezes por ano, em janeiro e junho. Para se inscrever, não é possível usar o resultado do Enem de anos anteriores ? o Sisu aceita apenas a edição mais recente do Enem. No momento da inscrição, aliás, o sistema recupera a nota do candidato automaticamente.
Inscreva-se no SiSU 2021/1 O sistema é o principal meio de ingresso nas instituições de ensino superior públicas do país, com vagas em cursos de graduação presencial e de ensino a distância (EaD) gratuitos.
Quem pode participar do Sisu 2021? Podem participar do Sisu os candidatos que fizeram a última prova do Enem, tenham obtido nota superior a zero na redação e não foram treineiros (aquelas pessoas que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram a prova somente para testar seus conhecimentos).
O resultado da chamada regular sai no dia 16 de abril. As inscrições para o Sisu 2021/1, que se encerrariam nesta sexta-feira (9), foram ampliadas.
O estudante que já está matriculado no ensino superior pode se inscrever no Sisu, desde que tenha feito o Enem 2019. No entanto, se estiver frequentando uma universidade pública, terá que optar por uma das vagas, pois não pode frequentar as duas instituições simultaneamente.
Não existe uma seleção do Prouni exclusiva para quem já entrou na faculdade, portanto, sempre que as inscrições para concorrer as bolsas forem abertas, os estudantes já matriculados no ensino superior podem participar também.
Algumas das possibilidades que citamos são iniciativas do Governo Federal, sendo que o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é o exemplo mais conhecido, com linhas de crédito estudantil para quem já está cursando uma graduação.
Alunos que estão em qualquer semestre de um curso superior em instituição particular também podem concorrer às 16.
FIES e ProUni só valem para o mesmo curso e instituição O bolsista parcial do ProUni também pode usar o FIES, desde que seja para pagar o mesmo curso na mesma faculdade onde tem a bolsa do ProUni e que o a soma dos dois benefícios não ultrapasse o valor dos encargos educacionais com desconto.
Requisitos para participar do Prouni 2021 Possuir renda familiar média e até 3 salários mínimos por pessoa; Ter estudado todo o ensino médio em escola pública, ou parcial com bolsa de estudos integral.
Têm acesso ao ProUni estudantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos. A seleção é feita com base na nota obtida na última edição do Enem e, desde 2004, o programa já beneficiou mais de 1,4 milhão de brasileiros!
O resultado do Enem para treineiros só é usado para testar as habilidades e se preparar para quando chegar a hora do “pra valer”, ou seja, mesmo se atingir a pontuação necessária, não poderão utilizá-la para participar de programas como Prouni, Sisu e Fies.
Quem ainda não concluiu o Ensino Médio e/ou ainda não tem 18 anos, pode se inscrever no Enem como treineiro, mas não pode participar do Sisu. Essa galera geralmente recebe as notas do Exame mais ou menos 60 dias depois da divulgação do resultado oficial.