Sim você pode! Estale uma ou mais aste individual para ser seu aterramento, no quadro de força, ligue seu aterra ao neutro juntos, este tipo de aterramento é usado nas industrias... Lembrando que o neutro é um sistema de retorno de corrente e o terra é um sistema de proteção( descarga de correntes).
Observe que o neutro surge exatamente no ponto de união das bobinas com sistema de fechamento estrela. Isso ocorre, devido às defasagens entre as fases e aquele ponto de união da estrela é um ponto matematicamente nulo, ou seja, tem 0V.
Aterramento é indispensável, mas já que não tens como fazer, aí não podemos fazer mais nada. tem gente que liga o terra na parede. ... Dependendo do andar e de como seja o prédio, poderias colocar um fio descendo até um lugar onde tenha terra.
Para fazer um aterramento não basta fazer um buraco no solo e inserir a haste de cobre de qualquer maneira e fazer a conexão de um fio qualquer e levar até o quadro de distribuição de circuitos (QDC), pelo contrário!
Na hora de escolher hastes de aterramento, procure optar por hastes de 2,5m, pois estas conseguem diminuir o risco de atingir dutos subterrâneos na hora de sua instalação. As hastes são feitas de aço e revestida de cobre com comprimentos de 1,5 a 4,0m.
15 mm
O eletrodo de aterramento em anel deve ser enterrado na profundidade de no mínimo (05,m) e ficar posicionado à distância preferencialmente de 1m afastada das paredes externas da estrutura de maneira a permitir sua inspeção durante a construção.
As hastes para aterramento têm como função principal fazer com que qualquer tipo de vestígios de eletricidade seja direcionado para o chão, distante de sistemas de eletricidade, instalações, etc.
Para verificar todos os critérios utilizados no dimensionamento da seção do condutor fase recomendamos a leitura do artigo Como é dimensionada a seção dos condutores? De acordo com a NBR 5410, item 6.
Manter uma distância mínima de 15 cm entre os fios e do fio até o muro. Obs.: essa distância (15 cm) deve ser respeitada mesmo nos desníveis. Os isoladores Intelbras possuem design exclusivo e adequado para evitar fugas entre o mesmo e a haste e também local adequado para facilitar o prendimento/passagem dos fios.
Como já dissemos anteriormente, o espaçamento entre um mourão e outro depende de fatores como a finalidade da cerca, as características do gado, e o uso de distanciadores. Neste modelo manteremos um espaçamento de 10 m entre um mourão e outro e utilizaremos 04 distanciadores entre os mourões.
Para perímetro com até 1.
É necessário fazer o aterramento principal (do eletrificador) com no mínimo 3 hastes que devem ser enterras próxima do aparelho, de preferência em local úmido. As hastes devem possuir no mínimo 2 metros de comprimento ou o necessário para se atingir a parte úmida do solo.
O primeiro passo consiste em analisar o local que será protegido. Para tanto, avalie a distância entre o chão e o local onde ficará a cerca. Ele precisa estar em um local alto, com no mínimo 2 metros. Isto é essencial, pois irá prevenir que crianças acabem tendo contato com a corrente elétrica da cerca.
Monte o aterramento com cuidado Depois, basta ligar o aterramento no botão negativo — o eletrificador tem saídas positiva e negativa. Ligue-o no negativo da cerca e no positivo conecte o fio do choque.
Se não sentir uma sensação de formigamento, coloque a mão suavemente e logo firmemente no solo. Se não apresentar nenhum formigamento ou choque, indica que o aterramento está bem feito. No caso de choque ou formigamento, indica que o aterramento feito é insuficiente, devendo ser melhorado.
Pegue sua chave de fenda favorita, encoste sua haste metálica em uma das hastes da cerca elétrica e aproxime a ponta da chave de fenda ao arame aos poucos... bem devagar, até quase encostar nela, e então você verá uma faísca, que lembra muito a faísca do seu fogão!
verifique a voltagem (lembrando que para funcionamento da cerca o mínimo deve ser 3.
Recursos para saber como testar cerca elétrica Nesse caso, será preciso colocar em série o resistor com um méga ohms. O resistor deverá ser segurado de lado de maneira que ele encoste no terminal da lâmpada neon no fio de alta tensão. Se a lâmpada acender, significa que a central está funcionando.
A tecla “C" (“choque") é utilizada para ligar/desligar a eletrificação e monitoramento da cerca elétrica. Ao ligar, a central emitirá um bip curto e ao desligar emitirá dois bips curtos. A tecla “P" (“pânico”) é utilizada para acionar a sirene em uma situação de emergência, com o intuito de afastar um possível invasor.
Encoste uma chave de fenda em uma das hastes e APROXIME de uma outra haste ( mas não encoste ) se ela centelhar (uma pequena faísca) , assim o senhor terá certeza se a cerca estará eletrificada.
Lei que regulamenta o uso da cerca elétrica Voltagem máxima de até 10 mil volts e distribuídos em 2,5 mil volts em cada fio; Seja de energia eletrostática; Tenha corrente elétrica com amperagem próxima a zero.