Função de um Figurino. “Marcar a própria presença, chamar a atenção, pôr ênfase em determinadas partes do corpo, denotar com uma imagem clara e muitas vezes mesmo codificada com precisão alguns significados, e dar a conhecer outros de maneira explícita, mas, sempre sensível, eis o objetivo principal do vestuário.”
Nesta peça de dança, a função do figurino é contribuir para a elaboração do personagem, mas seu resultado constitui também um conjunto de formas que intervém no espaço cênico da dança. Observa-se, no exemplo dado, que o uso da indumentária acrescenta um significado ao corpo.
No universo ficcional, o figurino exerce a função de narrar visualmente certas características da personagem. A criação deste é feita na fase final da produção após a definição estrutural do desenho da encenação (luz e cenário), de modo a realizar uma espécie de “vestimenta” final do espetáculo.
O figurino muitas vezes serve como elemento para identificar a personagem e separá-la da persona do ator que o interpreta. ... Significa o ponto do espaço-tempo em que a história se insere, marca passagens de tempo e também indica as características sociopsicológicas dos personagens.
O figurino tem como funções básicas contribuir para a elaboração da personagem pelo ator, bem como contextualizar historicamente o enredo e contribuir para a plasticidade do espetáculo. Os primeiros registros históricos do uso de figurino em um —espetáculo“ foram no teatro, enquanto se consolidava na civilização Grega.
As peças definem a época que a história se passa, cenário, local e personalidade dos protagonistas. Como o cinema trabalha muito com visual e ambientação, então o figurino dos personagens são importantes para a compreensão da história e ajuda na identificação do público com o enredo.
Os elementos cênicos presentes no teatro são aqueles de fundamental importância para que o espetáculo se realize. ... Além desses elementos, existe a iluminação e a sonoplastia, que são os elementos responsáveis pela criação da atmosfera de uma cena.
Os adereços são essenciais para construção das características dos personagens, e as iluminações, somadas à sonoplastia auxiliam na ambientação do cenário do espetáculo.
Resposta. Explicação: É um elemento importante da linguagem visual do espetáculo formado por, além das vestimentas, pelos acessórios. ... O teatro é uma das principais artes do espetáculo e vem se desenvolvendo como uma forma de expressão cultural ao longo de milhares de anos.
Os elementos químicos formam tudo o que conhecemos, desde o nosso corpo até o combustível que movimenta o nosso carro. Fazem parte da nossa alimentação e dieta.
1)Os principais elementos teatrais são os atores, o texto ou roteiro, o público, figurinos, maquiagem, cenário, iluminação, som e diretor. ” Teatro ” pode ser conceitualizado de duas maneiras.
Resposta. Nos bastidores : cenografia, figurino, maquiagem sonoplastia e iluminação . Atores : Jogo teatral, dicção, impostação da voz e exercícios de interpretação .
ELEMENTOS DA REPRESENTAÇÃO DRAMÁTICA: Um espetáculo teatral é composto de vários elementos (não físicos) cujos principais serão descritos abaixo.
ela pode ser: protagonista, que é a principal; antagonista, que é o adversário, o vilão, que fará oposição ao protagonista; e o coadjuvante, que é a personagem secundária.
A iluminação é muito importante para o teatro, pois através dela podemos ambientar a cena e ampliar as emoções nela exploradas. É fundamental que o iluminador conheça bem o texto e as marcações cênicas determinadas pelo diretor do espetáculo.
No teatro os personagens são representados pelos atores como em uma brincadeira de faz de conta, em que o ator “finge”, ou seja, interpreta um rei, um bicho ou outras pessoas.
Outros três elementos, tão importantes como o primeiro, são: a fonte de luz, a tela e um obstáculo entre a luz e a tela, a fim de criar um recorte na luz, gerando a respectiva sombra. O manipulador da sombra (sombrista) e o público são agentes importantes para a realização de um teatro de sombras.
O teatro apareceu na Grécia Antiga, no séc. IV a.C., em decorrência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus do vinho e da alegria. A palavra teatro significa uma determinada arte, bem como o local físico em que tal arte se apresenta.