Outra medida fundamental para impedir que o odor desagradável dos gases retorne ao imóvel, é a utilização de um artifício de ventilação conhecido como “respiro”, saída de ar ligada ao encanamento de esgoto e direcionada para o telhado dos imóveis.
Coluna de ventilação: Tubo ventilador vertical que se prolonga através de um ou mais andares e cuja extremidade superior é aberta à atmosfera, ou ligada a tubo ventilador primário ou a barrilete de ventilação.
Subcoletor – tubulação que recebe efluentes dos ramais de esgoto e conduz a um tubo de queda e/ou destes ao coletor predial. Tubo de Queda (Coluna de Esgoto) – é a tubulação vertical que conduz o esgoto dos diversos pavimentos até os subcoletores situados no teto do subsolo ou no terreno.
As primeiras informações de precisamos saber para o dimensionamento das tubulações de água fria são: - O número de peças de utilização que esta tubulação irá atender; - A quantidade de água (vazão) que cada peça necessita para funcionar perfeitamente.
Como limite prático, a altura do reservatório com relação à via pública não deve ser superior a 9 m. Quando o reservatório não pode ser alimentado diretamente pela rede pública, deve-se utilizar um sistema de recal- que, que é constituído, no mínimo, de dois reservatórios (inferior e superior).
Reservatório inferior Isso ocorre geralmente em edificações com alturas superiores a 9 metros. Deve ser previsto um local para a instalação da casa de bombas que conterá as bombas que serão utilizadas para o sistema elevatório de água.
Há duas formas de captação: superficial e subterrânea. A captação superficial é feita em rios, lagos ou represas por bombeamento ou gravidade. A água retirada segue pela adutora até a estação de tratamento. Já a captação subterrânea é realizada através de poços artesianos para obter água dos lençóis subterrâneos.
RAMAL PREDIAL O dimensionamento do ramal predial é feito do consumo médio diário do imóvel e da pressão disponível na rede.
A vazão a ser considerada para o dimensionamento do alimentador predial é obtida a partir do consumo diário: onde: QAP é a vazão mtnima a ser considerada no alimentador predial (l/s) CD é o consumo diário (l/dia).
Para dimensionar os shafts é preciso saber primeiro a sua natureza (ventilação ou tubulações) e qual a demanda que este shaft precisa antender. Um shaft para um banheiro por pavimento é diferente de um shaft que atenda a dois banheiros por unidade, por exemplo, e compartilhe o espaço entre os encanamentos.
O dimensionamento dos tubos de esgoto é realizado de acordo com as tabelas da NBR 8160/99....Dimensionamento dos tubos de queda.