Narcef apresenta como substância ativa o cloridrato de naratriptana, que é capaz de aliviar a enxaqueca por contrair os vasos e por atuar no suprimento de sangue aos nervos. O tempo para início de ação de Narcef é de 1 hora, e a eficácia máxima é atingida em 4 horas.
Cada comprimido de Naramig® contém: Excipientes: celulose microcristalina, croscarmelose sódica, lactose anidra, estearato de magnésio, Opadry® Verde (hipromelose, dióxido de titânio, triacetina, óxido de ferro amarelo, laca de alumínio) e água purificada.
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento são dormência do tórax e garganta, podendo afetar outras partes do corpo, mas que geralmente é de curta duração, náuseas e vômitos, dor e sensação de calor.
Remédios para tomar durante a crise
Este medicamento é indicado em adultos para a redução da febre e para o alívio temporário de dores leves a moderadas, tais como: dores associadas a resfriados comuns, dor de cabeça, dor no corpo, dor de dente, dor nas costas, dores musculares, dores leves associadas a artrites e cólicas menstruais.
Os medicamentos para enxaqueca como Sumax, Cefaliv, Cefalium, Aspirina ou Paracetamol, podem ser usados para cessar um momento de crise.
Cefalium One 750mg, caixa com 20 comprimidos
Nos EUA a droga leva o nome de Aimovig —fabricada pela Amgen e pela Novartis— e foi aprovada pela FDA (Food and Drug Administration) em maio do ano passado. O tratamento consiste em uma injeção mensal do medicamento erenumabe, que bloqueia uma proteína, a CGRP, que é relacionada às crises de enxaqueca.
As principais opções de tratamento para enxaqueca incluem analgésicos ou anti-inflamatórios, como Paracetamol, AAS, Diclofenaco ou Cetoprofeno, por exemplo, principalmente nos casos mais leves.
Enxaqueca e contraceptivos hormonais Esse tipo de dor de cabeça geralmente desaparece em 3 dias, retornando durante a semana sem estrógeno do próximo ciclo (1).
“A maioria das dores de cabeça relacionadas à menstruação é devida à rápida queda do estrogênio logo antes do início do período menstrual”, diz ela. Uma mini aula de menstruação: quando você ovula, seus picos de estrogênio e seu ovário fazem progesterona. Por um tempo, seus hormônios femininos ficam acordados.
Alteração nos hormônios estrógeno e a progesterona é responsável pelo incômodo. Alguns dias antes do início da menstruação você começa a sentir enjoo, mal estar, dores de cabeça e intolerância à luz e ao barulho.
A dor de cabeça tende a aumentar de intensidade e se tornar mais frequente na menopausa devido as alterações hormonais típicas desta fase. Assim, fazer a reposição hormonal pode ser uma boa estratégia para combater este e outros sintomas como insônia, aumento de peso e as ondas de calor.
Parte dessa maior incidência da dor nas mulheres se deve ao fator hormonal, em particular o hormônio estrogênio. Estudos indicam que 65% das mulheres apresentam crises de enxaqueca mais intensas e de maior duração durante a época menstrual. A enxaqueca pode se iniciar na gravidez.
A testosterona, o hormônio sexual masculino, ativa o mecanismo de analgesia do nosso organismo que tem a capacidade de modular a dor aumentando a liberação de substâncias semelhantes à morfina.
A prevalência da cefaleia nas mulheres aumenta durante o período fértil, reduzindo-se após a menopausa. A prevalência aumentada de migrânea na mulher não pode ser exclusivamente relacionada ao período fértil, pois as diferenças entre os sexos persistem na terceira idade.
Por exemplo, a dor de cabeça constante que surge numa região específica da cabeça, como a parte frontal, o lado direito ou o lado esquerdo, muitas vezes está relacionada à enxaqueca, já a dor de cabeça que é acompanhada de tontura pode se sinal de pressão alta ou, até, de gravidez.
Cerca de 1% de todas as dores de cabeça são provocadas por doenças potencialmente graves e preocupantes, tais como tumores, aneurismas, meningite, trombose venosa cerebral, etc. E aí mora o perigo, é fundamental que o médico defina quais pacientes exigirão uma investigação mais minuciosa.
A dor de cabeça é um sintoma comum, que, normalmente, está relacionado com febre ou excesso de estresse, mas que pode ter outras causas, surgindo em qualquer parte da cabeça, desde a testa até à nuca e do lado esquerdo até ao lado direito.