A farmacologia (do Grego, pharmakos, droga, e logos, estudo) é a ciência que estuda como os medicamentos ou substâncias interagem com o organismo, sendo capazes de promover alterações funcionais e estruturais.
Áreas de atuação Assim, o local de trabalho de um farmacologista geralmente são as instituições acadêmicas, os laboratórios e os centros de pesquisa, sendo contratados por fundações privadas, indústrias ou organizações governamentais para pesquisar e desenvolver novas drogas, testando a sua eficácia e segurança.
12 meses
No cargo de Farmacotécnico Pleno se inicia ganhando R$ 5.
Afinal, a FARMACOLOGIA é a ciência que se ocupa do estudo das interações que acontecem entre um organismo vivo e drogas que afetam seu funcionamento, normal ou anormal. Se uma substância tem propriedade medicinal, ela é considerada farmacêutica. É importante não fazer confusão entre FARMACOLOGIA e farmácia.
Vamos lá!
A farmacologia pode ser dividida em: Farmacologia geral, Farmacologia aplicada, Farmacodinâmica, Farmacocinética, Farmacotécnica, Farmacognosia, Farmacoterapêutica, Farmacologia clínica e Toxicologia.
Confira, lembrando que mesmo que já tenha lido algum deles, alguns foram reeditados.
Remédio vem do latim remedium, aquilo que cura. Remédio é um termo mais amplo que medicamento. Remédios são todos os recursos utilizados para curar ou aliviar a dor, o desconforto ou a enfermidade. Um preparado caseiro com plantas medicinais pode ser um remédio, mas ainda não é um medicamento.