Vermífuga, anti-inflamatório, antinociceptivo, citotóxico, antimicrobiano, antifúngico, antioxidante, fotoprotetora. Indicação terapêutica: Hiperlipidemia, obesidade, disenteria, dor e inflamação.
Utilização da Guapeva As sementes da fruta, levemente torradas, são empregadas contra a inflamação do fígado e icterícia. O azeite das sementes, além de propriedades purgativas, pode ajudar no tratamento de reumatismo e da erisipela. De suas folhas obtêm-se um excelente carrapaticida.
NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: CURRIOLA ou CURRIOBA vem do Tupi, e significa ”Fruta que deixa escorrer leite”. Também é chamada de Abiu-carriola, Leiteiro preto, Grão de Galo, Pitomba de Leitte e Guapeva pilosa.
E para que serve o abiu? Essa fruta tem uma boa quantidade de fibras, vitaminas e sais minerais e, na medicina popular é usada para tratar anemias, disenterias, dor de ouvido, malária, bronquite, desnutrição e problemas respiratórios, dizem que até pode curar pneumonia.
O primeiro passo é lavar bem as frutas. Depois, corte-as ao meio e retire a polpa. A dica boa é congelar a polpa em saquinhos de sacolé (também conhecido como geladinho), forminhas de gelo ou saquinhos plásticos (limpos, claro!).
ESPAÇAMENTO Para plantas oriundas de sementes é de 5 x 5 metros, 8 x 8 metros ou 14 x 6 metros, enquanto para mudas obtidas por via assexuada é de 7 x 5 metros. É importante que as linhas sigam a orientação leste-oeste. Abra com dragas manuais, enxadões ou mecanicamente covas com dimensões de 40 x 40 x 40 centímetros.
Adubações orgânicas regulares, assim como uma boa cobertura morta mantida sobre o solo são importantes para o abricó-do-pará. Multiplica-se por sementes ou preferencialmente por garfagem (uma forma de estaquia). As sementes tem uma germinação lenta e desuniforme, levando de 60 a 260 dias para se completar.
Plantando: Recomendo que seja plantada a pleno sol num espaçamento 6 x 6 (em climas subtropicais) ou 8 x 8 m (em climas tropicais) em covas abertas com no mínimo 2 meses antes do plantio, estas devem ter 50 cm nas 3 dimensões e convém misturar 2 pás de areia de rio + 6 pás de matéria orgânica aos 30 cm de terra da ...
Como Plantar: A propagação da abricó de praia é feita por sementes. Ela se desenvolve bem em terrenos arenosos e salinos. O local para plantio da muda deve ter espaço suficiente para que a futura árvore possa desenvolver a sua copa. A muda não pode ser plantada muito próxima de casas, muros, etc.
O Abricoteiro-do-pará (Mammea americana L.), da família das gutíferas, é uma fruteira originária das Antilhas e norte da América do Sul e cultivada em toda a Amazônia. A árvore, que atinge até 20 m de altura, tem copa densa, de verde profundo, com flores alvas.
Pegue um recipiente, encha com água e mergulhe suas sementes. Deixe ali por 3 dias. Após os 3 dias, envolva as sementes em um papel toalha, coloque em um saco plástico ou sacola e deixe na geladeira por aproximadamente 1 mês e meio. Pegue um recipiente com furos no fundo para drenagem.
Principais características. O abricó, de nome científico Mammea americana L., é um fruto grande e duro, de cor amarelo alaranjado que tem muita polpa e apenas um caroço grande no meio, assim como a manga e o abacate, por exemplo. Ela pode pesar de 500 g até mais de 4 kg.
O abricó-de-macaco (Couroupita guianensis Aubl.; Lecythidaceae), também conhecido pelos nomes populares castanha-de-macaco, cuia-de-macaco, macacarecuia, maracarecuia, amêndoa-dos-andes, amendoeira-dos-andes e coco-da-índia, é uma espécie de árvore originária da Amazônia que tem frutos redondos que pendem em cachos e ...
O plantio da muda de Abricó-de-Macaco deve ser feito em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Aprecia o calor, a umidade e tolera o encharcamento.
Como fazer mudas de Abricó-de-macaco ( Couroupita guianensis )
Parte 2 de 3: Plantando as sementes ou mudas
A planta ainda possui propriedades antimicrobianas e antifungicidas, podendo ser utilizada na medicina popular. O chá do abricó-de-macaco pode ser feito com suas folhas, flores ou casca, ajudando no tratamento de hipertensão, tumores, dores e processos inflamatórios, segundo a tradição.
Deve ser cultivada em substrato rico em matéria orgânica, com regas regulares, à meia-sombra ou pleno sol. Tolerante a baixas temperaturas. Multiplica-se pela divisão das mudas laterais e por sementes.
PROPAGAÇÃO Deve-se fazer durante os meses de verão, aplicando o método de estaquia com plantio diretamente no local definitivo. O enraizamento das estacas, em geral, ocorre entre quatro e seis semanas. Uma opção é usar a estaquia de nó, com ou sem folha, embora tenha um desenvolvimento mais lento.
Deve ser cultivada preferencialmente sob meia sombra ou luz filtrada, em solo fértil, humoso, enriquecido e irrigado frequentemente. Aprecia o calor e a umidade tropicais, mas é capaz de tolerar o frio das regiões subtropicais ou temperadas do sul do Brasil.
Planta da Mata Atlântica, hoje encontrada em todo o Brasil. Também conhecida como cipó imbé ou bananeira de macaco. Tem muitas variedades e é usada em jardins e vasos.
Cuidados com o Imbê – Philodendron imbe Cultivada a sombra ou meia sombra, não suporta o sol nas horas mais quentes do dia. Solo fértil, rico em húmus, bem drenado e mantido úmido. No início da primavera adubar com esterco de gado ou composto orgânico e no verão, usar adubo mineral NPK
O solo ideal para a planta é rico em matéria orgânica, sendo que os substratos ideais são terra preta, esterco e areia grossa. Para o bom desenvolvimento da banana de macaco, o ideal é fazer uma rega diariamente durante a primavera e verão, e nas demais estações, pelo menos duas vezes por semana.
Não precisa de poda, somente limpeza de folhas secas e murchas. Use luvas ao manuseá-la, pois sua seiva pode causar irritação e alergia na pele. Exige: Deve ser cultivada sob meia-sombra. Gosta de solo úmido, mas não encharcado.