No meio musical, o sistema de notação mais utilizado é conhecido com partitura. Esse sistema utiliza símbolos desenhados sobre uma pauta (5 linhas paralelas), também conhecida como pentagrama. Porém, existem outras formas de leitura musica.
As Notas Musicais são sete: DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI. Representadas por monossílabos, elas são utilizadas na composição de músicas. Como um alfabeto musical, permitem agregar as frequências dos sons, viabilizando a composição musical ou, em outras palavras, uma combinação que gera melodia.
Neste caso, uma semibreve iria ocupar todo o compasso. Figuras musicais - Valores ou figuras musicais são símbolos que representam o tempo de duração das notas musicais. São também chamados de valores positivos. Os símbolos das figuras são usados para representar a duração do som a ser executado.
As figuras Rítmicas são, com suas respectivas durações: Breve - 8 tempos (figura extinta, devido ao longo periodo de tempo) Semibreve - 4 tempos. ... Quartifusa - 1/32 tempo (é mais usual nas músicas com ritmos rápidos)
Na aula de hoje iremos aprender sobre as figuras rítmicas, que são símbolos utilizados na escrita musical para representar a duração dos sons. ... Estas figuras são utilizadas para nos mostrar quanto tempo dura cada som ou silêncio dentro das partituras.
Semibreve. É representada por um círculo vazio sem haste e a sua pausa é uma linha grossa que preenche a metade superior do terceiro espaço da pauta. É a figura rítmica de maior duração usada atualmente na notação musical padrão.
Acidentes ou alterações são símbolos utilizados na notação musical para modificar a altura da nota imediatamente à sua direita e de todas as notas na mesma posição da pauta até o final do compasso corrente, tornando-as meio tom mais graves ou meio tom mais agudas, são representadas pelo símbolo sustenido(♯) ou bemol(♭) ...
Dobrado sustenido – Aumenta a altura da nota dois semitons ou um tom, dobrado bemol – diminui a altura da nota dois semitons ou um tom.
O bequadro é um símbolo da grafia das alturas que possui a função de cancelar um acidente seja sustenido ou bemol. Seja alterando um acidente ocorrente – posto provisoriamente, ou fixo – de uma armadura de clave. O Sustenido eleva a nota ou representa a elevação de uma nota em um semitom.
Em música, o sustenido é um acidente que, tendo seu sinal de notação (♯) colocado à esquerda da nota, indica que a altura desta nota deve ser elevada em um semitom. A palavra é usada como adjetivo para indicar entonação acima da altura constante da notação.
Os acidentes ou alterações musicais são sinais utilizados para modificar a altura da nota, podendo elevar ou abaixar a nota. Existem 5 alterações, as mais comuns são: o sustenido (#) que sobe a nota meio tom e o bemol (b) que abaixa a nota meio tom.
A função do sustenido é elevar uma nota em meio tom (mais uma vez, veja a aula de “tom e semitom”. ... E enquanto os sustenidos aumentam uma nota em meio tom (semitom) o bemol faz o contrário, ele baixa uma nota em meio tom. O símbolo do bemol é um pequeno 'b” depois de uma nota, por exemplo: Eb.
Definição. ) é uma alteração que diminui meio tom a uma nota musical. O símbolo afecta todas as notas que se lhe seguem no mesmo compasso ou até haver um bequadro (acidente que desfaz o efeito do sustenido ou do bemol), tornando a nota natural. ... O bemol pode também ser representado em Unicode '♭' (266D hexadecimal) .
Assim, se consideramos determinada nota (como o Sol ou G), o sustenido é o som mais próximo a essa nota na direção dos agudos (no caso, formando o Sol sustenido ou G#). Já o bemol é a nota mais próxima na direção dos graves (formando o Sol bemol ou Gb).
Si bemol (Si♭ na notação europeia e B♭ na americana) é uma nota musical um semitom acima de lá e uma abaixo de si. É, pois, enarmônica das notas lá sustenido e dó dobrado bemol.
Se diminuir meio tom de todas a notas que constroem o acorde de Si maior nós teremos o acorde de Si bemol maior. A primeira nota é Si, menos meio tom dela teremos a nota Sib. A segunda nota é o Ré#, diminuindo meio tom chegaremos na nota Ré. A última nota é o Fá#, diminuindo meio tom teremos a nota Fá.
Si bemol maior (abreviatura no sistema europeu Si♭ M e no sistema americano B♭ é a tonalidade que consiste na escala maior de si bemol, e contém as notas si bemol, dó, ré, mi bemol, fá, sol, lá e si bemol. Sua armadura contém dois bemóis. Sua tonalidade relativa é sol menor e sua tonalidade homônima é si bemol menor.
A diferença de nomenclatura indica a referência à nota acima (sustenido) ou abaixo (bemol)....Veja alguns exemplos:
Faça pestana em todas as cordas no primeiro traste com o seu indicador. 2. Faça pestana apenas nas cordas de Lá (A), Sol (G) e Si (B) com o dedo anelar no terceiro traste. Este é o acorde de Si bemol (Bb).
A ordem de entrada dos sustenidos é estabelecida pelo ciclo de quintas ascendentes. O primeiro acidente que ingressa por este ciclo de quintas é o fá sustenido. A seguir dó#, sol#, ré#, lá#, mi# e si#. ... Si Maior e Sol sustenido menor possuem fá sustenido, dó sustenido, sol sustenido, ré sustenido e lá sustenido.
A ordem dos bemóis, ou melhor a ordem que se estabelecem os bemóis na armadura de clave, então é si bemol, mi bemol, lá bemol, ré bemol, sol bemol, dó bemol, é fá bemol.
Já vimos que as notas naturais dó, ré, mi, fá, sol, lá e si são chamadas assim (naturais) porque não possuem acidentes, ou seja, não estão marcadas com sustenidos nem bemóis. O simbolo # chama-se sustenido, ele serve para aumentar um semitom (1 casa) a nota natural.
Veja abaixo uma listagem básica de notas “iguais”, ou seja, de notas que são estão na mesma tecla, sendo sustenido ou bemol:
A fórmula para a escala maior natural é marcada pelo T de tom e o ST de semitom. ... Nesse sentido, cada intervalo entre uma nota e o acidente é meio-tom ou um semitom. Assim, entre o dó e o dó sustenido você tem um semitom de intervalo, de dó sustenido para o ré mais um semitom. Entre o dó e o ré você tem um tom.