O iluminismo foi um movimento intelectual que começou na Europa a partir do século XVII e ganhou força no século XVIII. A França é considerada o país que liderou intelectualmente o iluminismo europeu.
O Iluminismo surgiu na Europa, especificamente na Itália e logo foi se difundindo por outros países. O Iluminismo valoriza a razão, a busca pela sabedoria, o homem como criador de seu próprio destino. O movimento foi fortemente influenciado por filósofos da época como Rousseau e Voltaire que eram contra o Absolutismo.
O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica e política. ... O Iluminismo tinha o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns.
A França é considerada, por muitos, o país que liderou intelectualmente o iluminismo europeu. Durante o século XVIII, os intelectuais franceses foram os primeiros a promover os valores iluministas. Eles eram conhecidos como Philosophes (filósofos), dentre os quais os mais famosos foram Voltaire, Diderot e Montesquieu.
O Iluminismo foi um movimento intelectual, filosófico e cultural que surgiu durante os séculos XVII e XVIII na Europa e defendia o uso da razão contra o antigo regime e pregava maior liberdade econômica e política.
Principais pensadores iluministas Montesquieu (1689-1755) Voltaire (1694-1778) Diderot (1713-1784) ... Rousseau (1712-1778)
Os pensadores iluministas que criticavam o mercantilismo e suas práticas ficaram conhecidos como filósofos econômicos. No ataque às práticas mercantilistas, eram defendidos o livre comércio contra o monopólio, o fim das barreiras alfandegárias e de protecionismo.
Os iluministas condenavam o Antigo Regime, o Absolutismo. ... Os ideais iluministas eram a Igualdade, Liberdade e Fraternidade. Contudo, não podemos confundir esses ideais, o Iluminismo era um movimento burguês. Essa igualdade era igualdade de direitos que os permitiria chegar ao poder.
Os pensadores do Iluminismo valiam-se da ciência e da razão para analisar as questões sociais. Eles acreditavam que todas as pessoas nasciam iguais e que a educação era um dos fatores que criava a desigualdade. Argumentavam que, com acesso universal à educação, todos teriam chances de construir uma vida melhor.
Os iluministas acreditavam no progresso da ciência, eram contrários ao poder absoluto do rei (baseado no Antigo Regime) e solicitavam a liberdade e a tolerância. ... A razão iluminista era o caminho para as pessoas vencerem suas ignorâncias e medos e construírem um mundo baseado na verdade, no progresso e na liberdade.
O iluminismo se opunha ao absolutismo monárquico, ao mercantilismo, e ao poder da igreja. Defendia a fé em detrimento da razão. No século XVIII, um grupo de intelectuais, os iluministas, se organizou a fim de lutar por liberdade econômica e intelectual, e para pôr fim ao Antigo Regime que vigorava na Europa.
A nova mentalidade burguesa, expressa pelos princípios iluministas, chocava-se com o Antigo Regime. Assim, o Iluminismo combatia: o absolutismo monárquico: porque protegia a nobreza e mantinha seus privilégios. ... a autonomia intelectual: defendia pelo individualismo e pelo racionalismo burguês.
Os iluministas propunham o Humanismo, o Antropocentrismo, o homem como o centro de sua própria existência, o fim do absolutismo, o avanço da ciência e a racionalidade como instrumento de avanço do homem.
O movimento iluminista surgiu com ideais liberalistas, ou seja, as ideias dos filósofos iluministas eram voltadas para a liberdade de comércio (liberalismo), a favor dos direitos da burguesia. ... É o que ocorre na Revolução Francesa, inspirada no Iluminismo.
Liberalismo é uma filosofia política e moral baseada na liberdade, consentimento dos governados e igualdade diante da lei. ... O liberalismo buscou contestar diversas normas sociais vigentes na época, como o privilégio hereditário, Estado confessional, monarquia absolutista e o direito divino dos reis.
A alternativa que apresenta apenas posições e ideias defendidos pelos iluministas é a que aponta a substituição do misticismo e crenças pela ciência; antropocentrismo; criticas ao mercantilismo e absolutismo.
Qual das alternativas abaixo apresenta os principais ideais iluministas que influenciaram a Inconfidência Mineira no Brasil? A-Fim do colonialismo; fim do absolutismo; substituição da monarquia pela República; liberdade econômica (liberalismo); liberdade religiosa, de pensamento e expressão.
Resposta. Resposta:Voltaire-Montesquieu- Nicolau Maquiavel- Nicolau Copérnico e Galileu Galilei !