A parte dorsal da língua pode ser dividida em duas partes: uma porção oral, que se encontra dentro da cavidade bucal, e uma porção faríngea (terço posterior da língua) fazendo face à parte de trás da orofaringe. As duas partes são separadas por um sulco em forma de V (sulco terminal).
A língua é fixada pelos músculos no osso hioide, na mandíbula, nos processos estiloides, no palato mole e na parede da faringe. Com um formato de cone, tem uma raiz, ápice (a ponta toca os dentes incisivos), dorso curvo (recoberto pelas papilas gustativas) e uma face inferior.
A boca do bebê deve ser limpa com uma gaze ou pano molhado, em água filtrada. Os pais devem passar a gaze ou o pano nas gengivas, bochechas e língua, à frente e atrás, em movimentos circulares até ao nascimento dos primeiros dentes.
O ideal é que a limpeza da língua e gengivas seja feita durante o banho, podendo usar uma fralda limpa e úmida para retirar o resto de leite que se acumula dentro da boca do bebê . O bicarbonato pode ser muito abrasivo para a mucosa da criança.
É preciso procurar na boca do bebê as placas brancas características do problema. Se houver camada esbranquiçada apenas na língua, provavelmente é resquício de leite. Na dúvida, cubra o dedo com uma gaze e toque, delicadamente, nas manchas para ver se saem. Normalmente, o sapinho não sai.
Sendo assim, a recomendação da Academia Brasileira de Odontopediatra e a Associação Americana de Odontopediatra é que a higienização comece a ser feita após o nascimento do primeiro dente de leite do bebê.
Passo a passo para deixar a boca do seu bebê limpinha: Reserve um copo de água mineral ou fervida na temperatura ambiente. Mamãe, enrole uma gaze ou uma fraldinha no dedo indicador. Molhe nesta água e passe-a na parte interna da bochecha, por toda gengiva e na linguinha do bebê. Não use creme dental.
A higienização do bebê deve ser iniciada antes da presença de dentes na boca, por meio da limpeza e massagem gengival, a fim de criar, tanto no bebê quanto nos pais, o hábito diário de limpeza da cavidade bucal.
A higiene bucal da criança deve começar antes mesmo do nascimento dos primeiros dentes que, de modo geral, surgem a partir dos 6 meses de vida. Antes disso, a escova de dentes para bebê não é necessária. Porém, a limpeza da boca da criança não deve ser deixada de lado.
A limpeza pode ser feita com uma gaze embebida em água filtrada ou fervida, passando por toda a gengiva e sem utilizar qualquer outro produto (como pasta de dente). Recomenda-se somente uma limpeza delicada, porque esse é um período em que os dentes estão nascendo, e a região costuma ficar bastante sensível.
Se você quer saber qual pasta de dente usar para bebês que possuem até dois anos, por exemplo, saiba que a indicação é utilizar uma pasta de dente sem flúor ou com uma quantidade mínima de flúor.
É a partir dos 8 meses que os dentes do bebê já estão em mais evidência e uma dedeira especial deve ser usada para fazer a higiene bucal da criança. "É aconselhável usar uma dedeira macia nos dentes e na mucosa, com movimentos suaves. Pelo menos uma vez ao dia", afirma Flavia Pires Bretas Delaroli.
A mancha do dente de leite por sulfato ferroso pode ocorrer como resultado da ingestão deste suplemento, em geral receitado para as crianças entre 6 e 18 meses como prevenção da anemia. A família pode tentar a remoção da mancha friccionando gaze com pasta de dente sobre o local.