A produção brasileira de urânio começou em 1982, no município de Caldas, em Minas Gerais, onde a reserva foi explorada durante 13 anos, abastecendo a usina de Angra 1 e programas de desenvolvimento tecnológico.
Encontram-se vestígios de urânio em muitos pontos da crosta terrestre. O minério de urânio mais comum e importante é a uraninita, composta por uma mistura de UO2 com U3O8. (O maior depósito do mundo de uraninita situa-se nas minas de Leopldville no Congo, na África).
A relação é que a radioatividade é a emissão de partículas que acontecem devido ao decaimento. ... A perda de prótons e nêutrons é denominado decaimento (alfa), a qual o átomo perde dois nêutrons e dois prótons, o núcleo de Hélio. A perda de elétrons é denominada decaimento (beta) no qual o átomo perde apenas elétrons.
1789
Martin Heinrich Klaproth
O Urânio 238 tem uma relação entre nêutrons e prótons maior do que o Urânio 235 o que o tornaria mais “instável”. E essa maior instabilidade do U235 o faz ser utilizado em usinas nucleares e não o U238. Por que o U235 é mais “instável” que o U238? ... Ambos os isótopos do Urânio (235 e 238) são instáveis.