Quando o uso do DR é obrigatório?
Como é dimensionado o Interruptor Diferencial Residual?
Quais os tipos de disjuntores existem?
Minidisjuntor DIN e disjuntor NEMA. O primeiro tipo de disjuntor é o minidisjuntor DIN e o disjuntor NEMA, ambos são os mais comuns usados nas instalações elétrica residenciais. O minidisjuntor DIN e disjuntor NEMA oferecem proteção termomagnética para sobrecarga e curto-circuito.
Os disjuntores são fabricados em três modelos:
Siemens é uma das melhores marcas de disjuntores atualmente no mercado.
Disjuntor DR Ou seja, os disjuntores DR de corrente de até 30MA são propícios para a proteção de pessoas e os de 100MA ou superiores são ideais para a proteção patrimonial.
O número de fases que é utilizado na alimentação da residência deve ser igual ao número de polos do disjuntor. Ou seja, se seu sistema de alimentação for bifásico, você deve optar por um disjuntor bipolar para proteção. Para um sistema trifásico, utilize um tripolar.
Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².
Cálculo da corrente para o disjuntor geral. O disjuntor geral para nosso exemplo deve ser de no mínimo 63A para uma tensão de 127V.
Sendo que o disjuntor monopolar é usado em instalações e circuitos que possuem um único condutor de fase, como por exemplo circuitos de iluminação e tomadas em sistemas monofásicos, seja com tensão de fase 127V ou 220V.
Como Instalar Interruptor de Luz
Uma lâmpada de 50 watts equivale a uma corrente menor que 1/2 ampere de 120 volts. Você pode colocar até 30 lâmpadas (com base na de 50 watts) em um disjuntor de 15 amperes. Você pode colocar até 40 lâmpadas (com base na de 50 watts) em um disjuntor de 20 amperes.
Posso ligar outras lâmpadas no mesmo circuito do interruptor? sim pode desde que a somatória total das lâmpadas não ultrapasse os 10A, que é a corrente máxima que o interruptor suporta.
Disjuntor Unipolar: É indicado para circuitos com uma única fase. Ex: Circuitos de iluminação e tomadas em sistemas fase/neutro (127 ou 220 v); Disjuntor Bipolar: É indicado para circuitos com duas fases. Ex: Circuitos para chuveiros e torneiras elétricas em sistemas Bifásicos Fase/fase (220 v);
O interruptor é um dispositivo que, ligado a um circuito elétrico, tem como função comanda-lo a partir da modificação da sua posição de comutação (fechar ou abrir). É utlizado para comandar cargas (lâmpadas, ventiladores de teto ou motores pequenos). Sua capacidade de corrente normalmente limita-se a 10A / 250V.
Como a letra a do item 9.
Como ligar duas lâmpadas em paralelo
Passo 1: Ligação do fio cabo neutro no receptáculo. Segundo passo é ligue o cabo de fase no borne central do interruptor 1. Passo 2: ligação do cabo de fase no interruptor 1. Terceiro passo: é ligar o cabo 1 no borne superior do interruptor 1 e a outra ponta do cabo no borne superior do interruptor 2.
Passo a passo:
Como instalar um interruptor paralelo bipolar
Com os fios identificados é hora de conectá-los à tomada. O primeiro fio a se encaixar é o terra, ele sempre deve ser ligado no pino do meio. Os fios fase e neutro devem ser encaixados de lados opostos para não cruzarem um ao outro.
O primeiro passo é passar os cabos juntos até atingir o último ponto de tomada. Vão ser passados 3 cabos que são fase, neutro e terra, sempre deixando uma sobra de cabos suficiente para fazer as emendas de derivação em cada caixa de passagem.
Cada miolo da tomada ou interruptor tem 3 pinos na parte de trás. No interruptor, basta ligar o fio fase no pino do meio, e o retorno em um dos outros dois. Na tomada, o fio terra deve ficar no pino do meio, e o fase e o neutro nos pinos das pontas.