Uma amostra é colocada dentro do espectrofotômetro. Há uma fonte de luz e um dispositivo chamado monocromador divide a luz em cores, ou melhor, comprimentos de onda individuais. ... A luz passa através da amostra e é lida pelo detector.
O princípio fundamental da espectrometria de absorção atômica envolve a medida da absorção da intensidade da radiação eletromagnética, proveniente de uma fonte de radiação primária, por átomos gasosos no estado fundamental.
✓ A espectroscopia de absorção atômica envolve a quantificação da energia absorvida de uma fonte de radiação incidente para a promoção de elétrons de elementos no estado fundamental. ✓ A espectroscopia de emissão atômica baseia- se na emissão de luz, com a relaxação de elétrons elementares dos estados excitados.
Efeitos da Temperatura da Chama Os espectros de emissão e de absorção são afetados de uma forma complexa por variações na temperatura da chama. Em ambos os casos, as temperaturas mais altas aumentam a população total de átomos da chama e, assim, a sensibilidade.
✓ A fonte de radiação usada na espectroscopia de absorção atômica é a lâmpada de catodo oco. ✓ São lâmpadas de descarga gasosa que utilizam a emissão característica do elemento a ser deter- minado. Figura 12. Esquema de uma lâmpada de cátodo oco.
Absorção → Os átomos absorvem parte da luz proveniente da fonte e a luz não absorvida alcança o detector. ... - Assim, os espectros de emissão atômica, de absorção e de fluorescência são constituídos por um número limitado de linhas espectrais estreitas.
As transições atômicas individuais (das quais falaremos mais adiante) são responsáveis pela produção de linhas espectrais. O alargamento das linhas espectrais será maior, quanto mais forte for a interação entre átomos.