Quem quer se tornar psicólogo precisa entrar na faculdade. Existe o curso de licenciatura, com o qual o aluno pode atuar dando aulas, mas não está habilitado para o atendimento clínico, e o programa de bacharelado. O tempo da graduação varia entre três anos e meio até seis anos.
De acordo com as notas do Capes, algumas das universidades públicas com as melhores pontuações (entre as notas 3 e 5) onde você pode encontrar um mestrado em Psicologia são: - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); - Universidade de São Paulo (USP); - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP);
O doutorado é um curso com foco na área de pesquisa. Tem duração média de quatro anos e possui um nível de aprofundamento maior que o mestrado. A carga horária de aulas em sala de aula também não é tão alta, o que exige do estudante maior dedicação extraclasse.
Na pós-graduação, esse preço é de R$ 11.
Uma vez que as pós-graduações lato sensu são voltadas à atuação prática no profissional no mercado de trabalho, os mestrados são mais indicados aos profissionais que têm um perfil acadêmico ao formar pesquisadores e docentes para o ensino superior.
O curso de doutorado é o de maior duração entre as opções de pós-graduações stricto sensu. Isso porque, ao todo, ele possui entre quatro a cinco anos de duração. Já o mestrado é mais curto, com duração média de dois anos.
Posso começar a pós antes de me graduar? Segundo a resolução do MEC (Ministério da Educação) de 2007, não é permitido começar uma pós-graduação antes de terminar a graduação. Isso porque, você deverá estar diplomado e graduado em qualquer curso de nível superior antes de iniciar a especialização.
Se você deseja atuar no meio acadêmico, pode iniciar sua pós-graduação após a faculdade, já que esse é um dos trajetos ideais para essa área. Estude bastante, se aprimore e dedique-se para se tornar excelente. As pós-graduações mais indicadas para você são as Stricto Sensu: mestrado e doutorado.
Possibilidade de entrar para a área acadêmica Além da possibilidade de se tornar um professor de universidade ou faculdade, quem tem diploma de mestre ou doutor também pode atuar em institutos de pesquisa no desenvolvimento de estudos acadêmico-científicos.
O que fazer depois da pós-graduação Existem dois principais tipos de pós-graduação: a lato sensu e stricto sensu. Dentro dessas categorias, há diferentes tipos de cursos, como o MBA, mestrado, doutorado, etc. ... O mesmo é válido para os concluintes do mestrado, que podem dar seguimento ao doutorado.
Em termos de estudo, tudo aquilo que vem depois da graduação é pós-graduação. Pode ser especialização, mestrado ou doutorado. ... No Brasil, existem dois tipos de cursos de pós-graduação: lato sensu e stricto sensu. Esses palavrões em latim querem dizer 'especialização' e 'mestrado e doutorado', respectivamente.