14 - É vedado ao assistente social valer-se de posição ocupada na direção de entidade da categoria para obter vantagens pessoais, diretamente ou através de terceiros. Art. 15 - Constitui direito do assistente social manter o sigilo profissional.
O Código de Ética profissional do assistente social, em vigor desde 1993, pauta o exercício profissional pelo compromisso com princípios fundamentais. ... Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes − autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais.
O profissional de enfermagem exerce suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios da ética e da bioética. Art. 1º - Exercer a enfermagem com liberdade, autonomia e ser tratado segundo os pressupostos e princípios legais, éticos e dos direitos humanos.
São Princípios Fundamentais, de acordo com o Código de Ética de 1993, exceto: • Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças.
3 - O primeiro Código de Ética Profissional do Assistente Social foi elaborado pela ABAS – Associação Brasileira de Assistentes Sociais, em 1948. A partir da criação do CFAS, em 1962, um novo Código é aprovado em 1965, passando a ter um caráter legal, assim como as reformulações posteriores em 1975, 1986 e 1993.
Código de Ética profissional do/a Assistente Social. Brasília: Conselho Federal de Serviço Social,1993. _______. Lei nº 8.
O código de ética deve conter normas que abordem no mínimo quatro áreas: competência, sigilo, integridade e objetividade. O código de ética permite que a profissão de contados declare seu propósito de: cumprir as regras da sociedade, servir com lealdade e diligência, respeitar a si mesma.
A ética faz parte da natureza do Serviço Social. Este é entendido como uma prática social que se desenvolve com relativa autonomia de critérios e, consequentemente, com responsabilidade social.
A ética profissional é um conjunto de valores e normas de comportamento e de relacionamento adotados no ambiente de trabalho, no exercício de qualquer atividade.
A ética é algo maior e universal, enquanto a moral é menor e específica. Carvalho (2011) coloca que a ética faz parte do Serviço Social, já que ela sempre esteve associada aos princípios e valorem que organizam a sociedade e que define o que se deve fazer ou ao que é preciso ser feito.
RESPOSTA ESPERADA: Quando identificadas ações antiéticas por parte de profissionais do Serviço Social, é necessário realizar denúncia no Conselho Regional de Serviço Social ou no Conselho Federal de Serviço Social. Este órgão tem a competência de averiguar a situação e tomar as devidas providências.
Art. 17 - É vedado ao assistente social revelar sigilo profissional. Art. 18 - A quebra do sigilo só é admissível quando se tratarem de situações cuja gravidade possa, envolvendo ou não fato delituoso, trazer prejuízo aos interesses do usuário, de terceiros e da coletividade.
Quais são os principais documentos que compreedem a dimensão jurídico-político do Serviço Social? I.O Código de Ética profissional. II. A Lei de Regulamentação da profissão (lei 8662/93).
Para além de uma normativa que direciona o dever ser do exercício profissional, o Código de Ética expressa uma construção histórica do Serviço Social brasileiro que se contrapõe ao conservadorismo burguês. ... No Código a liberdade assume o valor ético central.
Art. 33° - O assistente social deve exercer as suas funções na equipe com imparcialidade, independente de sua posição hierárquica. Art. 34° - O trabalho em equipe não diminui a responsabilidade de cada profissional pelos seus atos e funções, devendo, na sua atuação, colaborar para o êxito do trabalho em comum.
AS DIMENSÕES TEÓRICO-METODOLÓGICA, TÉCNICO-OPERATIVA E ÉTICO-POLÍTICA DO SERVIÇO SOCIAL NO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL.
O termo PROJETO ÉTICO-POLÍTICO PROFISSIONAL significa uma projeção coletiva que envolve sujeitos individuais e coletivos (daí a ideia de projeto) em torno de uma determinada valoração ética (daí o termo ético) que está intimamente vinculada a determinados projetos societários (daí o termo político, no seu sentido mais ...
Ele: tem em seu núcleo o reconhecimento da liberdade como valor ético central – a liberdade concebida historicamente, como possibilidade de escolher entre alternativas concretas; daí um compromisso com a autonomia, a emancipação e a plena expansão dos indivíduos sociais.
O Projeto Ético-Político do Serviço Social, que assume essa nomenclatura somente na década passada, se constrói com base na defesa da universalidade do acesso a bens e serviços, dos direitos sociais e humanos, das políticas sociais e da democracia, em virtude por um lado da ampliação das funções democráticas do Estado ...
Assim concluímos que a efetivação do projeto ético-político é um grande desafio tendo em vista que o dia-a- dia da prática profissional enfrenta contradições e limites, e que a efetivação do projeto ético-político ainda é uma possibilidade, um vir a ser. profissional, ética e prática profissional.
Podemos afirmar que a gênese do Projeto Ético Político foi o Congresso da Virada realizado no III CBAS em 1979, realizado em São Paulo; onde a categoria rompeu com as bases tradicionais da profissão, resultado do processo de Renovação do Serviço Social.
Feedback da resposta: O projeto ético-político nasceu da ruptura com o conservadorismo profissional e tem como marco inicial o famoso Congresso da Virada, o III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBASS), realizado em 1979, quando a mesa do congresso, que seria composta por membros da ditadura, passou a ser ...
Entendendo-se que o projeto profissional hegemônico do Serviço Social articulado a um projeto societário de mudança das relações socias e de produção que sustentam até hoje nossa sociedade, na medida em que defende uma sociedade mais justa e igualitária sem opressão/exploração de uma classe por outra, enfrenta os ...
Projetos societários são aqueles que apresentam uma imagem de sociedade a ser construída – são projetos coletivos. Seus traços peculiares residem no fato de se constituírem como projetos macroscópicos, como propostas para o conjunto da sociedade.
Resposta: O código dos assistentes sociais de 1990 alinhou -se as mudanças que ocorrem na profissão, isto é com valores éticos políticos de emancipação do sujeito. O código dos assistentes sociais de 1990 alinhou -se as mudanças que ocorrem na profissão, isto é com valores éticos políticos de emancipação do sujeito.
Em história política, hegemonia é a supremacia de um povo sobre outros, ou seja, através da introdução de sua cultura ou por meios militares.