As variedades linguísticas diferenciam-se da norma-padrão por convenções sociais, momento histórico, contexto ou região em que um falante insere-se. ... As variações linguísticas diferenciam-se em quatros grupos: sociais (diastráticas), regionais (diatópicas), históricas (diacrônicas) e estilísticas (diafásicas).
Variações históricas (diacrônicas) As variações históricas tratam das mudanças ocorridas na língua com o decorrer do tempo. Algumas expressões deixaram de existir, outras novas surgiram e outras se transformaram com a ação do tempo.
Variação linguística é a diversificação dos sistemas de uma língua em relação às possibilidades de mudança de seus elementos (vocabulário, pronúncia, morfologia, sintaxe).
Os níveis de linguagem, ou níveis de fala, são os registros da linguagem utilizados pelos falantes, os quais são determinados por vários fatores de influência. ... Os principais níveis de linguagem são: linguagem culta e linguagem coloquial.
A importância de se aprender as regras gramaticais, para se escrever textos melhores, aumenta cada vez mais na rotina profissional e principalmente no convívio com outras pessoas, pois, o saber, o dominar a Língua Portuguesa não se restringe apenas ao escrever bem: é necessário para a interpretação, para a lingüística, ...
O domínio da língua portuguesa contribui para ter um bom desempenho em todas as disciplinas. Saber ler, escrever e interpretar leva a bons resultados, inclusive em matérias que envolvem números. Aprimorando o conhecimento sobre a língua materna, você adquire a capacidade de questionar o mundo ao seu redor.
Sintagma verbal Constitui o predicado da oração, em que o núcleo é o próprio verbo. As visitas chegaram. Temos o sujeito – as visitas; e o predicado – chegaram, representando, assim, o sintagma em evidência.
advérbio De modo verbal; realizado através do discurso oral e não por escrito; oralmente: o contrato já foi firmado verbalmente. Etimologia (origem da palavra verbalmente).