Torre de Hanói é um jogo matemático que consiste em uma base contendo três pinos, em um dos quais são dispostos alguns discos uns sobre os outros, em ordem crescente de diâmetro, de cima para baixo.
Édouard Lucas
Uma vez que a torre tenha sido construída, o construtor deve iniciar o jogo. Uma jogada consiste em retirar um e apenas um bloco de qualquer andar que não esteja logo abaixo do andar incompleto mais alto. O bloco retirado deve ser posto no topo da torre, de modo que os blocos formem novos andares.
Qualquer bloco que, ao ser movido, ameace derruba a torre, deve ser deixado no lugar para onde foi retirado, caso o jogador desista de removê-lo, o bloco só pode ser devolvido com a mesma mão que o iria retirar. O turno termina quando um bloco cai da torre, com exceção do bloco que está sendo removido.
No jogo você monta uma torre com as peças e em seguida vai tirando uma a uma e colocando no topo todas as que foram retiradas, de modo que a torre vai ficando cada vez mais alta e instável. É excelente para trabalhar a paciência, a ansiedade e a frustração, pensar em estratégias e experimentar possibilidades.
Coloque a peça removida no topo da torre. O jogador que puxou a peça deve colocá-la sobre a torre, dando continuidade ao padrão de três bloquinhos por camada. Empilhe as peças direitinho para que a torre permaneça firme. Conforme a partida for avançando, a torre vai crescer até se desequilibrar e cair.
Jenga
Modo de jogar:
Jenga Boom é um jogo de estratégia e agilidade! Escolha bem o bloco e passe-o da base para o topo. Seja rápido, pois o detonador pode explodir a qualquer momento! Mostre que você é habilidoso e ágil, pois quando o tempo acabar, BOOM!