Receituário de nutricionista: dicas para criar o seu!
Preenchimento O impresso deve conter, no cabeçalho: o nome e endereço do profissional ou da instituição onde trabalha, e o registro no conselho de medicina. Devido à determinação legal, as medicações devem ser prescritas com o nome da sua forma genérica.
Componentes básicos da receita médica
Como preencher corretamente o Receituário de Controle Especial
Então, antes de saber como preencher a receita azul, temos algumas informações importantes.
Identificação do usuário: nome e endereço completos do paciente. genérico (DCB), dosagem ou concentração, forma farmacêutica, quantidade (em algarismos arábicos e por extenso), posologia e tempo de tratamento. data da emissão. impressos no cabeçalho da receita, este poderá apenas assiná-la.
O que deve constar na receita C1?
O prescritor deve se dirigir ao órgão de vigilância sanitária local para efetuar o seu cadastro e preencher a Requisição da Notificação de Receita, que permite a retirada de talonários de NRA ou da numeração para confeccionar os talonários de NRB ou NRB2.
Receituário médico azul Este tipo de receituário é utilizado na receita médica de psicotrópicos e psicotrópicas anorexígenas. Cada receituário pode conter a prescrição de apenas uma substância, com quantidade necessária para tratamento durante 30 dias - que é, também, o período de validade da receita.
Receita Amarela ou tipo A é um impresso de cor amarelada, destinado à prescrição dos medicamentos entorpecentes (listas A1 e A2) e psicotrópicos (A3), sujeitos à legislação brasileira, à tabela CMED e à Portaria 344/98.
A Notificação de Receita (NR) é o documento que, acompanhado da receita, autoriza a dispensação de medicamentos das listas A1 e A2 (Entorpecentes), A3, B1 (Psicotrópicas), B2 (Psicotrópicas Anorexígenas), C2 (Retinóica para uso sistêmico) e C3 (Imunossupressoras).
A Notificação de Receita é o documento padronizado que acompanhado de receita, autoriza a dispensação ou aviamento de medicamentos sujeitos a controle especial. A Notificação de Receita deverá estar preenchida de forma legível, sendo a quantidade escrita em algarismos arábicos por extenso, sem emenda ou rasura.
Sempre abrir. A prescrição médica ou ainda receita médica é definida como a prescrição de medicamento, escrito em língua portuguesa, contendo orientação de uso a um paciente, efetuada por um profissional legalmente habilitado, quer seja de formulação magistral (preparado artesanalmente) ou de produto industrializado.
Os medicamentos vendidos com prescrição médica são também conhecidos como medicamentos Rx. São medicamentos que apresentam em sua composição um fármaco ou uma associação de dois ou mais fármacos. A embalagem deve conter uma tarja vermelha com os seguintes dizeres: “Venda sob prescrição médica” .
A receita médica é um documento entregue por médicos(as) a pacientes quando há a necessidade de utilizar alguma medicação. Além de ser um documento para a farmácia, a receita serve como orientação para pacientes em relação à posologia, horário e formas de uso do remédio.
Como o próprio nome já diz, a receita digital é a prescrição médica que você costuma entregar ao paciente em consultório, só que em outro formato. Neste novo formato, uma prescrição online pode ser emitida através de um software médico e/ou um prontuário eletrônico que disponibilize esse recurso.