Soluções iônicas ou eletrolíticas: são partículas dispersas que se encontram na forma de íons e possuem a capacidade de conduzir corrente elétrica. ... Soluções Moleculares: as partículas dispersas (soluto) são moléculas, ou seja, o soluto é uma substância molecular. Não conduzem corrente elétrica. Exemplo: água e açucar.
Molécula é um conjunto de átomos, iguais ou diferentes, unidos por ligações covalentes. Essas espécies químicas são eletricamente neutras e representam a unidade formadora de uma substância. Existem moléculas simples, como o oxigênio (O2) do ar que respiramos.
É uma área intimamente ligada à genética e à bioquímica. A Biologia Molecular consiste principalmente em estudar as interações entre os vários sistemas da célula, partindo da relação entre o DNA, o RNA e a síntese de proteínas, e o modo como essas interações são reguladas.
Tipos de moléculas Observe: Moléculas discretas: são as moléculas formadas por um número pequeno ou restrito de átomos. Estão presentes no estado gasoso e também no estado condensado; Molécula gigante: são as moléculas formadas por aglomerado de átomos ou íons.
Assim como você pode ser visto como um conjunto sortido de átomos ou uma bolsa de água ambulante e falante, você também pode ser visto como uma coleção de quatro tipos principais de biomoléculas grandes: carboidratos (como os açúcares), lipídios (como as gorduras), proteínas e ácidos nucleicos (como o DNA e o RNA).
Os principais componentes da membrana plasmática são os lipídios (fosfolipídios e colesterol), as proteínas e os grupos de carboidratos que estão anexados a alguns lipídios e proteínas. Um fosfolipídio é um lipídio composto por glicerol, duas caudas de ácido graxo e uma cabeça com um grupo de cadeias de fosfato.
As células são constituídas, basicamente, por três tipos de polímeros: os carboidratos ou polissacarídeos, cujos monômeros são os açúcares; as proteínas, constituídas pelos aminoácidos; e os ácidos nucléicos, formados por nucleotídeos (monômeros).
As quatro micromoléculas principais são: os açúcares simples, os ácidos graxos, os aminoácidos e os nucleotídeos. São as mais abundantes moléculas orgânicas na natureza e são primariamente moléculas que reservam energias na maioria dos organismos vivos.
Significado de Monômero adjetivo, substantivo masculino Química Diz-se de um composto formado por moléculas simples (opõe-se a polímero).
Em química, um monômero ou monómero (do grego "mono", "um" e "meros", "parte") é uma pequena molécula que pode ligar-se a outros monômeros formando moléculas maiores denominadas polímeros. Exemplos de monômeros são os hidrocarbonetos, derivados do petróleo, dos tipos alcanos e alcenos.
Macromoléculas constituídas por unidades menores, as proteínas podem ser classificadas de acordo com sua estrutura e forma e apresentar importantes funções biológicas. ... As macromoléculas são resultantes da associação de duas ou mais unidades moleculares menores (monômeros) chamadas de aminoácidos ou peptídeos.