Em anatomia, a região ventral é a face anterior ou inferior de uma estrutura anatômica. A maioria dos animais metazoários apresentam algum tipo de diferenciação entre duas faces do corpo e orientam a sua posição de acordo com essas duas partes: a parte dorsal e a parte ventral (de "ventre", que significa abdómen).
De acordo com a Cartilha de Redação do Enem 2020, o tangenciamento ao tema se trata de “uma abordagem parcial baseada somente no assunto mais amplo a que o tema está vinculado, deixando em segundo plano a discussão em torno do eixo temático objetivamente proposto”.
- Plano Frontal (coronal): é um plano imaginário, vertical, perpendicular (90º) ao plano mediano, dividindo o corpo em duas partes, uma anterior e outra, posterior.
Toda secção do corpo feita por planos paralelos ao mediano é uma secção sagital (corte sagital) e os planos de secção são também chamados sagitais. Plano sagital mediano, que divide o corpo em duas metades idênticas.
PLANOS DE DELIMITAÇÃO DO CORPO HUMANO Os planos de delimitação são planos tangentes à superfície do corpo humano, que com suas intersecções determinam a formação de um paralelepípedo.
São os planos laterais direito e esquerdo. ... E finalizando, o nosso corpo é formado também por dois planos horizontais, um tangente à cabeça, nomeado de plano cranial ou superior e outro à planta dos pés, chamado de podálico ou inferior.
1. o eixo vertical ou longitudinal, que une a cabeça aos pés, classificado como heteropolar; 2. o eixo de profundidade ou ântero-posterior, que une o ventre ao dorso, classificado como heteropolar; 3. o eixo de largura ou transversal, que une o lado direito ao lado esquerdo, classificado como homopolar.
Significado de Heteropolar adjetivo De polaridade desigual. Etimologia (origem da palavra heteropolar). Hétero + polar.
Os eixos são linhas imaginarias que facilitam que nós nos localizamos com mais facilidade. São eles: Eixo Antero posterior ou sagital, ele liga a posição anterior e posterior, ou se preferir, ventral a dorsal. Para relembrar abdome a coluna.
Eixos de movimento do corpo humano Os eixos são linhas imaginárias que atravessam o corpo unindo os centros dos planos de secção. O corpo humano apresenta três eixos imaginários 1) Eixo vertical, longitudinal ou crânio-caudal: passa do centro do plano superior (cranial) para o centro do plano inferior (caudal).
O Plano Sagital divide o corpo simetricamente em partes direita e esquerda. As ações articulares ocorrem em torno de um eixo horizontal ou transversal e incluem os movimentos de flexão e extensão. O Plano Frontal ou Coronal divide o corpo em partes anterior (ventral) e posterior (dorsal).
MOVIMENTOS NO PLANO SAGITAL O movimento em direção ao dorso é conhecido como flexão dorsal (dorsiflexão). Enquanto que o movimento em direção ao solo é denominado flexão plantar (plantiflexão). EXTENSÃO: movimento que aumenta o ângulo na articulação é o movimento contrário à flexão das articulações citadas acima.
Movimentos. O joelho permite os seguintes movimentos: flexão, extensão, assim como uma leve rotação lateral e medial. O joelho também possui mecanismos especiais de travamento e destravamento, relacionados ao movimento dos côndilos femorais no platô tibial.