Vicariância ou efeito vicariante é o mecanismo evolutivo no qual uma área biótica se fragmenta, pelo surgimento de alguma barreira física que separa as populações de uma espécie, o que pode levar igualmente à especiação, como considerado acima no processo dispersionista.
A Biogeografia é o campo da ciência que estuda a distribuição geográfica dos seres vivos no planeta. A união entre os conhecimentos da Biologia e da Geografia possibilita o entendimento sobre o que leva determinada espécie a viver em um local específico.
A dispersão por meio de fatores abióticos (abertura, queda de frutos, chuvas, ventos e rios, por exemplo) ocorre em menor quantidade, mas também tem uma grande importância para a natureza. Quando chove ou venta muito, frutos e sementes são carregados para áreas diferentes de sua origem.
O entendimento dos conceitos de população e comunidade é fundamental para os estudos em Ecologia. ... Uma população pode ser definida como um grupo de organismos pertencentes à mesma espécie e que vivem em uma mesma área geográfica.
A dispersão de frutos e sementes pode ocorrer pela ação do vento, da água ou dos animais. A dispersão de frutos e sementes é um mecanismo importante para as plantas, uma vez que permite a colonização de novas áreas.
Sempre abrir. Os animais frugívoros são aqueles que se alimentam de frutos, sem danificar a semente. Sendo assim, pelas suas fezes, conseguem dispersar as sementes da planta ingerida, que poderão germinar quando depositadas em local propício.
As sementes do carrapicho podem ser levadas pelo vento, chuva, água ou se prenderem a pelos de animais para se dispersarem.
A dieta crua, também conhecida como crudivorismo ou raw food, consiste em um padrão alimentar que envolve o consumo apenas de alimentos crus. Frutas, verduras, legumes, oleaginosas, cereais e sementes germinadas, são os alimentos mais priorizados na dieta, que costuma evitar ou restringir alimentos de origem animal.
Saiba quais alimentos devem ser consumidos crus
Comer carnes cruas aumenta a chance de intoxicação alimentar, já que o cozimento é um dos processos que ajudam a matar microrganismos nocivos das comidas. — O perigo tem a ver com o risco de infecções gastrointestinais por bactérias, vírus e até protozoários — diz a nutricionista Larissa Cohen.